Uepa aprova normas para institucionalização de Revistas Científicas

Enviado por nailanathiely em Ter, 16/04/2019 - 13:00
Incentivar a pesquisa científica, socializar experiências e fortalecer a comunicação universitária são alguns dos objetivos de periódicos voltados à divulgação de trabalhos científicos. Para aperfeiçoar e regularizar a produção neste campo acadêmico do conhecimento, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) comunica as normas de institucionalização de revistas científicas da Universidade. A Resolução foi aprovada em reunião do Conselho Universitário (Consun) em sua pauta mais recente, no dia 27 de março.

A partir desta Resolução, todas as revistas que almejam o reconhecimento da Uepa deverão adequar o projeto  e formalizar a proposta por meio de formulário (com modelo anexo à Resolução) destinado à Propesp. A solicitação de institucionalização deverá ser encaminhada, via Protocolo Central, munida da Resolução do Conselho de Centro (Concen).

O reitor da Uepa, Rubens Cardoso, reforça o papel de confiabilidade que um periódico regulamentado passa a ter sobre o público leitor. "A regulamentação para a publicação é fundamental para dar higidez, segurança e confiabilidade à informação qualificada que está sendo divulgada. A importância fundamental é essa: garantir a integridade e a confiabilidade daquilo que está sendo dito em revistas científicas no âmbito da comunidade acadêmica", defende.

Somente docentes e técnicos efetivos, portadores de título de doutor, vinculados aos grupos de pesquisa certificados pela Uepa junto ao Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na condição de líderes ou membros, e cadastrados em pelo menos um programa de pós-graduação da Uepa, poderão solicitar a institucionalização de Revistas Científicas.  Caberá ao editor-chefe encaminhar o endereço eletrônico de cada exemplar à Propesp, sendo esta uma obrigatoriedade de permanência de instucionalização da Revista junto à Uepa.

O  pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Renato da Costa Texeira, defende que a instrução veio para que haja uma igualdade no trâmite da produção editorial científica da Universidade e para uma melhoria na periodicidade e qualidade das revistas. "Somos associados ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), nome adotado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para o Open Journal Systems (OJS), um software de gerenciamento e publicação de revistas eletrônicas, desenvolvido no âmbito do Public Knowledge Project (PKP). Antes as pessoas criavam revistas sem um apoio da comunidade acadêmica, daí várias das publicações nunca produziram um número ou produziram apenas um", afirma.

Para a diretora de Pesquisa da Propesp, Valéria Normando, a proposta da Resolução é fomentar a criação de novos periódicos científicos, assim como publicizar os que já existem, estimular a produção e acrescentar maior visibilidade às publicações da Instituição.  "Os periódicos científicos favorecem o acesso à produção científica dos pesquisadores do âmbito regional ao mundial, sobretudo pela plataforma on-line. Os periódicos advêm, na grande maioria das vezes, dos cursos de pós-graduação ou grupos e núcleos de pesquisa. A partir desta Resolução, os periódicos produzidos por estes pesquisadores podem ganhar mais credibilidade e reconhecimento institucional", avalia.

Mais informações:
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) - Uepa