Uepa comemora 21 anos de história no Ver-o-Peso

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 30/05/2014 - 00:00
O Ver-o-Peso, a maior feira livre da América Latina, receberá neste sábado (31) atividades de comemoração pelos 21 anos da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A programação, que parte do projeto de extensão Uepa nas Comunidades, ocorrerá na Praça do Pescador, das 8h30 às 14h, e é aberta ao público.

Confira a programação.

A comunidade contará com orientações sobre educação postural, educação sexual e direito trabalhista, com as atividades da Brinquedoteca Joana D’arc, além de vacinação, atendimento médico e odontológico, e apresentações artísticas.

Para o reitor da Uepa, Juarez Quaresma, essa aliança com a comunidade reforça o papel social da Instituição: o de contribuir para o desenvolvimento regional.  “A distribuição dos cursos é feita de acordo com a vocação de cada local, e a nossa intenção é sempre formar profissionais éticos e capacitados para atuarem em favor do desenvolvimento do nosso estado. Vamos comemorar esse aniversário com uma grande programação com a comunidade e com grandes projetos para o futuro”, enfatiza o reitor.

No projeto de extensão Uepa nas Comunidades são oferecidos serviços essenciais de Saúde, Tecnologia, Educação, Lazer, Informação, Assistência Social e Cidadania, agregando ações de todas as áreas de atuação da Universidade. Para a pró-reitora de extensão da Uepa, professora Maria Marize Duarte, são ocasiões que revelam a importância da sociedade para a Uepa e da instituição para a sociedade. “A Uepa produz conhecimento e, por isso, sua referência tem que ser a comunidade. Os alunos precisam estar próximos para produzir conhecimento relacionado com o tempo e com o contexto da realidade”, ressalta a pró-reitora.
História

A Uepa foi criada com a promulgação da Lei Estadual Nº 5.747, de 18 de maio de 1993. A instituição é fruto da união das faculdades estaduais existentes à época. Desde então, a Uepa funciona como uma autarquia do Governo do Estado, com autonomia didático-científica, administrativa, disciplinar e de gestão financeira e patrimonial.

A Uepa em números

A Uepa possui cinco campi em Belém e outros 15 distribuídos em dez das doze regiões de integração do Estado, figurando como uma das universidades mais interiorizadas do país. A Instituição abriga mais de 15 mil alunos distribuídos em 25 cursos de graduação, 32 cursos de pós-graduação lato sensu (especializações), 13 programas de residência médica e multiprofissional e 9 cursos de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado).

Serviço:
21 anos da Universidade do Estado do Pará
Data: 31/05/2014 (sábado)
Hora: de 8h30 às 14h
Local: Praça do Pescador, complexo do Ver-o-Peso. Belém-PA.