Uepa dá início ao Planejamento Estratégico para os próximos anos

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 21/01/2014 - 00:00
Integrantes da Gestão Superior, diretores dos Centros de Ciências e gestores de unidades acadêmicas e administrativas da Universidade do Estado do Pará (Uepa) estiveram reunidos nos dias 20 e 21 de fevereiro, no auditório da Computer Hall, em Belém, para dar início ao Planejamento Estratégico da instituição para o período de 2014 a 2017.  
 
Nesta primeira etapa do processo de Planejamento foi feita a análise do cenário onde a Uepa está inserida. O método adotado pela Diretoria de Planejamento (Dipe) foi a chamada Matriz SWOT, onde os participantes, separados em grupos, puderam identificar as forças e as fraquezas da Universidade no ambiente interno, e as oportunidades e as ameaças no externo.  
 
O encontro contou com a participação do secretário de Estado de Promoção Social, Alex Fiúza, que num diálogo aberto com professores e gestores,  respondeu a questionamentos e propôs ações para a expansão da Uepa, de acordo com o desenvolvimento do Estado. Fiúza citou a capacitação do setor produtivo e da cadeia agrícola, as parcerias com outros órgãos e secretarias estaduais e o investimento fora da capital como perspectivas de crescimento da Universidade.  
 
O próximo passo do Planejamento é a definição dos objetivos e estratégias e a construção de indicadores e metas a serem alcançadas no decorrer nos anos. As atividades do Planejamento serão retomadas em data a ser divulgada em breve e deverá envolver, novamente, todos os gestores da Universidade.  
 
"Tivemos uma participação boa, vimos o engajamento em contribuir nesse cenário da Uepa. Esperamos contar com esse interesse na próxima etapa, pois o sucesso da instituição não depende só da Gestão Superior, mas do engajamento e participação de todos", destacou a técnica em Planejamento, Tatiane Santana, que conduziu as atividades ao lado da titular da Dipe, Elisabete Mendonça.  
 
Na avaliação do reitor,  Juarez Quaresma, os dois primeiros dias do encontro foram produtivos e serviram para construção conjunta das novas diretrizes institucionais. "Dessa vez, a participação foi boa e dessa forma nos construímos o futuro da instituição de maneira coletiva, com todos participando das discussões", afirmou.