Uepa divulga resultado final do edital de fomento à pesquisa

Enviado por nailanathiely em Qui, 01/09/2016 - 15:54
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulga nesta quinta-feira, dia 1 de setembro, o resultado final da seleção de projetos para o Programa de Desenvolvimento Técnico Científico Sustentável (Edital nº 43/2016), desenvolvido em parceria com a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (FAPESPA). A relação das propostas aprovadas para apoio com recursos financeiros está disponível na área de Editais (Edital 43/2016) e no Diário Oficial do Estado do Pará

O financiamento na ordem de 1 milhão de reais irá viabilizar a execução de 17 dos 34 projetos recebidos pela Propesp, distribuídos em três linhas de pesquisa: 1) Tecnologia e Processo para a Verticalização das Cadeias Produtivas no Estado do Pará; 2) Inovações e Impactos Sociais para o desenvolvimento Humano no Estado do Pará; e 3) Desenvolvimento de Tecnologias de Saúde voltadas para o Sistema Único de Saúde no Estado do Pará.

Os pesquisadores contemplados desenvolverão suas atividades nas seguintes regiões de integração do Estado: Carajás (Marabá);  Guajará (Santa Barbara e Belém); Guamá (Igarapé-Açu e Castanhal); Baixo Amazonas (Santarém); Xingu (Altamira); Marajó (Salvaterra); Tocantins (Cametá); e Lago de Tucuruí (Tucuruí).

"A Propesp enaltece o disparador alcance decorrente das propostas direcionadas a este Edital, destacando o envolvimento das regiões de integração do Estado do Pará e a interação de mais de 30% dos grupos de pesquisa certificados por esta Instituição de Ensino Superior. Destaca ainda que o limite orçamentário foi o verdadeiro ponto de corte, uma vez que aproximadamente 80% das propostas recebidas apresentavam mérito científico de acordo com a minuciosa avaliação dos consultores ad hoc, os quais a partir do aceite integraram-se ao processo voluntariamente", afirmou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Hebe Morganne.

A análise das propostas foi realizada por um Comitê Julgador Externo, sem vínculo com a Uepa, composto por doutores nas áreas afins das propostas objeto do edital. A avaliação ocorreu em três etapas. A primeira de enquadramento; a segunda de Análise pelos Consultores Ad hoc; e a última de Classificação pelo Comitê Gestor.

Este foi o primeiro edital de fomento à produção de projetos, voltado especificamente para os Grupos de Pesquisa da Uepa, cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A parceria com a Fapespa e a efetiva realização de projetos representa o estímulo à pesquisa científica e o consequente investimento na Universidade, avaliou o reitor Juarez Quaresma.

Mais informações: (91) 3233-4138/3299-2270

Texto: Ize Sena