Uma parceria entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e a Celpa vai gerar créditos de energia a serem doados para instituições filantrópicas. A partir da formalização do contrato, os resíduos recicláveis gerados pela Instituição passarão a ser recolhidos pelo programa Eco Celpa. A ação será parte do programa Uepa Ambiental, a ser lançado oficialmente no próximo dia 4.
O acordo foi desenhado durante uma reunião ocorrida na manhã de ontem, na Reitoria, e contou com a participação do titular da Pró-reitoria de Gestão e Planejamento (Progesp), Carlos Capela e das responsáveis pela Diretoria de Planejamento Estratégico (Dipe), Aurycélia Dias, e da Diretoria de Administração e Serviços (DAS), Francemary Saraiva, além de representantes do programa Eco Celpa, que explicaram todos os pormenores de seu funcionamento.
A partir desta primeira reunião, um cronograma de coleta dos resíduos será definido pela Instituição, que doará a parte reciclável de seu lixo diário – entre plásticos, metais e papel – para as entidades acolhidas pelo projeto da Celpa. Em retorno, os descontos na conta de energia elétrica serão doados para instituições de assistência ainda não definidas pela Progesp.
O programa Uepa Ambiental terá seu lançamento oficial no início de maio e englobará todas as ações voltadas para redução de custos e conscientização realizadas pela Instituição desde 2015. O principal objetivo do programa é promover iniciativas que levem aos servidores, professores e comunidades acadêmica o conhecimento acerca da necessidade de se adotar uma atitude ecologicamente correta nos dias atuais.
Texto e fotos: Fernanda Martins