Na última terça, dia 17, ocorreu uma reunião entre o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso, a pró-reitora de Graduação em exercício, Glória Rocha, e a representante da Diretoria de Acesso e Avaliação (DAA) da Uepa, Patrícia Soares, e a superintendente da Fundação Carlos Gomes (FCG), Maria da Glória Caputo, e o diretor de Ensino, Joel de Jesus Costa. O objetivo foi o de criar uma parceria institucional para informartizar o processo seletivo dos cursos de Bacharelado do Conservatório.
A parceria entre as instituições está prevista para acontecer por meio da cooperação entre as instituições em função do antigo sistema Sistema de Informação de Gestão Acadêmica (SIGA) da Uepa, que está sendo substituído por uma nova versão mais abrangente, para dessa forma melhorar os precessos administrativos dentro da instituição estadual de ensino superior. "A nossa expectativa é de que isso resulte em um processo mais organizado do que o atual, ou seja, possa possibilitar a melhoria contínua dos processos administrativos dentro da Fundação", comentou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.
A reunião não foi somente com a intenção de formalizar pedidos, mas se configurou como uma consultoria entre as instituições sobre a expertise administrativa implementada na Uepa com intenção de encontrar auxílio para o vestibular da Fundação Carlos Gomes que está programado para acontecer em setembro deste ano. "Acreditamos que precisamos sempre trabalhar em parceria com órgãos que são afins do nosso trabalho e Uepa sempre foi parceira da Fundação e agora iremos reforçar ainda mais a proximidade entre as instituições em função de termos a mesma missão de desenvolver a educação no Estado, compartilhando experiências e processos de atuação", ponderou a superintendente da Fundação Carlos Gomes, Maria da Glória Caputo.
As parcerias interinstitucionais possibilitam o intercâmbio de informações, dados e processos administrativos para a melhoria da gestão dos serviços públicos ofertados para sociedade paraense, portanto, a cooperação mútua entre os órgãos pode elaborar possibilidades de desenvolvimento continuadas para uma melhor experiência de trabalho. "A busca por parcerias é uma das principais características das sociedades modernas. Vimos nos últimos anos no Brasil um crescente na procura por essa modalidade de relação entre instituições diversas e sobretudo por aquelas que desenvolvem atividades afins. As parcerias bem construídas, podem trazer ótimos resultados para as instituições envolvidas", afirmou o diretor de ensino da Fundação Carlos Gomes, Joel de Jesus Costa.
Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Marcello Sarmento