Uepa e Grupo Arboris firmam convênio de cooperação

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 23/10/2015 - 11:42

Definir, planejar, coordenar e executar estudos, levantamentos, pesquisas, planos e programas destinos ao aprofundamento do conhecimento técnico-científico, no âmbito das ciências florestais e meio ambiente, são os objetivos do convênio de cooperação firmado entre a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Grupo Arboris.

A proposta inicial de parceria visa o desenvolvimento de pesquisas dentro do setor de produção florestal. A Instituição disponibilizará o conhecimento técnico-científico e mão de obra qualificada e o Grupo Arboris a infraestrutura para realizar as atividades propostas, entre elas, a seleção de espécies; anatomia e identificação da madeira; rendimento do processo de serragem; e manufatura de compensado de madeira.


"Com essa parceria trabalharemos com o manejo florestal. O Grupo tem a matéria prima e nós temos a expertise. O convênio possibilitará estágio, pesquisas, coleta de dados em uma área no município de Dom Eliseu. Às vezes a gente quer fazer o estudo de comportamento de uma espécie e aqui em Belém não conseguimos. Essa parceria dará aos estudantes um local para fazer isso", afirma o vice-reitor do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), Márcio Frank.

O termo de cooperação tem a duração de dois anos e tanto a Universidade quanto o Grupo comprometem-se em trabalhar em conjunto na elaboração de projetos que financiam as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“Nós temos em torno de 19 milhões de hectares de floresta amazônica com várias espécies florestais, que precisamos conhecer, manejar e processar para transformar em algo que a comunidade necessite. O cientistas da Uepa darão para gente suporte científico e os alunos da Instituição poderão aprender no mundo real, fora de sala de aula, com o nosso campo de pesquisa”, ressalta o presidente-diretor do Grupo Arboris, Marco Antônio Sivieiro.

Texto: Miguel Alves
Foto: Tamara Saré