Foi realizada, na manhã desta quarta-feira, 5, a assinatura do termo de cooperação técnica entre o Hospital de Clínicas Gaspar Vianna e a Universidade do Estado do Pará (Uepa) para estabelecer parcerias para a formação de profissionais capacitados, por meio de formação strictu sensu (mestrado e doutorado).
Neste projeto serão formados servidores que atuam em saúde dentro da unidade, de referência em cardiologia, psiquiatria e nefrologia no Pará. A meta é formar 10 mestres e 15 doutores, com o objetivo de gerar pesquisas sobre avaliação, estratégias de ensino, segurança do paciente e outros assuntos. O convênio ofertará cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação de Ensino e Saúde na Amazônia, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).
As inscrições serão abertas no final deste mês e os projetos apresentados seguirão duas linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação Ensino em Saúde na Amazônia (PPGESA) da Uepa: Gestão e planejamento em ensino e saúde, e Fundamentos e metodologias em ensino na saúde.
Participaram da mesa de abertura, Ricardo Palheta, presidente do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; Clay Chagas, reitor da Uepa; Haroldo Cury Maués, diretor do Hospital de Clínicas; Jofre Jacob Freitas, pró-reitor de pesquisa da Uepa; Willame Ribeiro, diretor de pesquisa da Uepa; Nilson Pinto, deputado federal; e Heloísa Guimarães, deputada estadual.
O reitor da Uepa, Clay Chagas, agradeceu ao empenho das equipes por esse “passo muito grande para a formação dos profissionais, esse passo que também vai formar novos doutores e mestres para um novo hospital”, disse.
O reitor também destacou que a Uepa tem como meta formar e qualificar o cidadão e isso reflete no atendimento ao público e que o Gaspar Vianna é um “espaço de produção de pesquisa e estamos felizes por poder contribuir para um pouco mais com esta parceria valorosa: ganha o Hospital das Clínicas, ganha a Uepa e ganha a sociedade com servidores cada vez mais qualificados”.
O presidente do Hospital das Clínicas aponta que o “hospital tem essa vocação para assistência e que buscamos melhorar a assistência. Também temos vocação na formação dos alunos e residentes, então estamos contentes com essa cooperação e vamos acompanhar de perto a formação dos nossos colegas”.
As negociações entre as duas entidades começaram em novembro do ano passado. O edital para o processo seletivo está em fase de elaboração e deve ser divulgado ainda este ano.
“Nosso hospital tem uma vocação para a assistência nas áreas de cardiologia, psiquiatria e nefrologia e nós buscamos dia-a-dia que essa assistência melhore. Por outro lado, também temos a vocação para formação dos nossos alunos residentes e essa cooperação será muito importante para melhorar a qualidade na assistência por meio da ciência”, destacou Ricardo Palheta, diretor-presidente da Fundação Hospital de Clínicas.
Além do mestrado e do doutorado, Hospital de Clínicas e Uepa mantém uma parceria para a realização dos programas de residência médica e multiprofissional. Em fevereiro deste ano, depois 55 residentes concluírem seus períodos de especialização, o hospital chegou a 505 profissionais formados nestes programas.
Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa) com colaboração de Marcelo Leite (Ascom Hospital de Clínicas Gaspar Vianna)
Fotos: Marília Jardim (Ascom Uepa)