Uepa e Ophir Loyola consolidam mais uma parceria

Enviado por Ize Sena em Seg, 02/02/2015 - 00:00
Agora todos os alunos residentes, profissionais da área da saúde e funcionários podem acessar o Portal de Periódicos da Capes de dentro do Hospital. A utilização da ferramenta poderá ser realizada na Divisão de Biblioteca e Documentação do Ophir Loyola.
 
A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com o Hospital Ophir Loyola (HOL), expandiu o acesso do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) a todos os estudantes participantes dos Programas de Residência e Especialização, e demais funcionários do Hospital.
 
Com essa possibilidade, os profissionais terão o acesso e o conhecimento de informações confiáveis. Para o diretor de desenvolvimento à Pós-Graduação da Uepa, professor Régis Andriolo, além de esclarecer dúvidas, o acesso ao Portal servirá também como fomento da produção científica e auxílio em diagnósticos. “Éde extrema importância que o uso de informações científicas se estenda para a prática, beneficiando não somente a estudantes de diversos níveis, mas também profissionais com vivências dentro do Hospital”, avaliou o professor.
 
“A utilização do Portal Capes poderá ajudar em eventuais erros de condutas diagnósticas, preventivas, terapêuticas e até administrativas, garantindo, assim, maior sustentabilidade, segurança e eficiência do serviço”, acrescentou Régis Andriolo. A utilização dessa ferramenta poderá ser realizada na Divisão de Biblioteca e Documentação do HOL.
 
Adams Bruno Silva, enfermeiro do HOL, ressalta a importância do trabalho multiprofissional e o auxílio do Portal Capes. “Percebo que o ponto Capes será um facilitador para a resolução de casos clínicos, possibilitando um maior diálogo e interação de conhecimentos entre nós funcionários com os alunos residentes da Uepa. A interdisciplinaridade e o trabalho multiprofissional é fundamental para o melhor atendimento da comunidade”, explica.
 
A parceria, que foi consolidada no último dia 22 de janeiro, é fruto de esforços dos dois Órgãos envolvidos junto com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e visa redução de gastos e mortes desnecessárias em qualquer serviço de saúde.
 
Com um acervo de mais de 30.000 papers científicos, o Portal possibilita aos usuários, aperfeiçoar a busca pelo material desejado, utilizando recursos de suporte disponíveis no próprio Portal, como materiais didáticos, tutoriais, vídeos e apresentações, além de realizar treinamentos presenciais e a distância ofertados pela Capes. O conteúdo abrange, além das bases de dados assinadas pela Capes e de plataformas de acesso livre, referências de teses e dissertações produzidas pelos programas de pós-graduação de todo o Brasil e artigos publicados em periódicos brasileiros com avaliação A ou B no programa Qualis.
 
Texto: Miguel Alves, com colaboração de Janine Bargas
Edição: Ize Sena