Uepa é parceira em Congresso de Educação Matemática

Enviado por Anônimo (não verificado) em Qui, 09/07/2015 - 00:00

O evento vai reunir pesquisadores da América Latina, Portugal e Espanha. O primeiro prazo para as inscrições termina no dia 15 de agosto

Belém será a sede do III Congresso Ibero-Americano de História da Educação Matemática (CIHEM) que vai ocorrer de 4 a 7 de novembro deste ano. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) é uma das instituições parceiras no evento. O congresso aprofunda o intercâmbio de pesquisadores e a produção de conhecimento ligado à história da educação matemática na América Latina, Portugal e Espanha.

O CIHEM também busca a formação continuada e a reflexão sobre o ofício do licenciado em matemática. “O interesse pela temática tem crescido no âmbito da Educação Matemática em diversos países. Comissões internacionais, revistas com números especiais sobre o assunto, grupos de trabalho, de pesquisa e tantos outros indicadores mostram o quanto se justifica um evento desta natureza”, ressalta membro da comissão organizadora do evento, Miguel Chaquiam.

Ainda segundo Chaquiam, as pesquisas ligadas a História da Educação Matemática no Pará tem crescido e está em fase de consolidação. Um dos desafios é a inserção do tema como componente curricular dos cursos de licenciatura e formação de professores.   “A realização do III CIHEM no Brasil, em Belém do Pará, vem consolidar o trabalho desenvolvido pelos pesquisadores brasileiros nos últimos anos, bem como os programas de pós-graduação voltados à História da Educação Matemática, principalmente, em Belém do Pará”, ressalta Miguel Chaquiam.

Entre os eixos temáticos de discussão estão a história de grupos culturais ou comunidades de práticas envolvidas com educação matemática e as histórias de artefatos didáticos relacionados e/ou voltados à educação matemática. A programação também inclui comunicações científicas, seminários e mesas plenárias.

Inscrições

O primeiro prazo para fazer as inscrições no CIHEM é de 01 de abril até o dia 15 de agosto. O segundo prazo encerra em 15 de outubro. São disponibilizadas somente 300 vagas. Para apresentar trabalhos é necessário fazer a inscrição no evento. Para fazer a sua inscrição e ter acesso a outras informações do CIHEM, acesso o endereço www.cihem2015.com.br

Texto: Igor Augusto Pereira
Foto: Mácio Ferreira