Voltado aos profissionais de logística, a especialização em Transporte Hidroviário e Gestão Portuária é uma iniciativa da Associação dos Profissionais de Logística da Amazônia
A Associação dos Profissionais de Logística da Amazônia (Asplam), em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), vai lançar o curso de pós-graduação Latu Sensu em Transporte Hidroviário e Gestão Portuária, no próximo dia 5 de março, no auditório da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).
O curso, voltado aos profissionais da logística, tem como objetivo capacitar profissionais e fazer a atualização de conceitos, temas e práticas dos processos logísticos, marítimos e fluviais, para atuarem na elaboração e desenvolvimento de projetos voltados para o transporte hidroviário e gestão portuária.
Segundo o presidente da Asplam, Alexandre Araújo, o centro logístico de transporte de grãos está concentrado nos portos de Santos, no estado de São Paulo, e Paranaguá, no Paraná, contudo o estado do Pará, devido a sua localização marítima estratégia, representa a alternativa mais viável para a exportação da safra de grãos que é produzida no centro oeste do Brasil, em especial no estado do Mato Grosso.
“O estado do Pará vai receber nos próximos anos investimentos do setor privado para a construção e ampliação de portos devido à ampliação do canal do Panamá e pela mudança da logística de transporte de grãos. Nós queremos promover qualificação plena aos profissionais de logística que atuam na Amazônia, sobretudo os profissionais paraenses, e aproveitar esse cenário de oportunidades e de investimentos que o Pará vai receber nos próximos anos”, ressalta Alexandre Araújo.
A grade curricular do Curso de Transporte Hidroviário e Gestão Portuária será apresentada no dia do evento pelo professor da Uepa, Hélio Raimundo Ferreira. Todos os assuntos são correlacionados à logística e sistemas operacionais, mas será dada ênfase em comércio exterior, operações e legislações portuárias, segurança no trabalho e responsabilidade socioambiental e legislação ambiental. As aulas terão início a partir de maio. Os interessados também poderão acompanhar a pós-graduação no endereço http://www.asplam.org.br/.
Serviço: O lançamento do curso de Transporte Hidroviário e Gestão portuária vai ocorrer no dia 5 de março, às 19h no auditório da Fiepa, localizado na travessa Quintino Bocaiúva, s/n, no bairro de Nazaré, em Belém. Além dos representantes da indústria paraense, estão convidados professores, especialistas e estudantes de engenharia. A entrada é gratuita.
Texto: Igor Augusto
Edição: Ize Sena
Foto:Thiago Araújo/ Agência Pará