Foi realizado na tarde de hoje, 15, na Reitoria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a assinatura do protocolo de intenções entre a Universidade e o Município de Belém. O evento contou com a presença do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, do reitor da Uepa, Clay Chagas, e da vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana.
A assinatura do documento tem como objetivo promover a mútua cooperação técnica-científica, cultural e financeira para apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão, para a formação e desenvolvimento de recursos humanos e inovação, para a elaboração de projetos e atividades para a difusão e implementação de conhecimentos aplicados às políticas públicas municipais.
De acordo com o reitor da Uepa, Clay Chagas, o acordo promove o desenvolvimento de políticas públicas que possibilitam apoio toda a comunidade. "Para a Universidade, essa parceria é muito importante, pois é voltada para área de ensino, pesquisa e de cooperação técnica de modo geral, para que aconteça uma ajuda mútua entre as instituições. A Uepa está de portas abertas para o que for necessário, com uma luta conjunta para melhoria das condições da sociedade", afirmou o reitor.
"A Uepa tem sido timoneira do desenvolvimento do Pará. A Universidade cumpre um papel fundamental no exercício da universalização da cidadania. A parceria entre as instituições começou antes mesmo de assinarmos o acordo, promovendo educação em comunidades quilombolas no interior do Estado. Esse é o sentido deste acordo de cooperação, entre uma grande universidade amazônica e Belém", afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.
As ações resultantes da parceria estarão orientadas pelos eixos estratégicos da gestão municipal, que são: democracia participativa; políticas urbanas e ambientais; políticas sociais e direitos; economia e inovação; cidadania cultural e comunicação; diversidade e relações internacionais.
As atividades de cooperação devem estar voltadas para a formação de servidores municipais e de discentes, assim como o compartilhamento e dotação de infraestruturas físicas e tecnológicas, elaboração de projetos e atividades para a difusão e implementação de conhecimentos aplicados, bem como, de editoração, publicação, planejamento, e desenvolvimento institucional na administração pública municipal.
O Protocolo de Intenções terá validade até 31 de dezembro de 2024, podendo ser prorrogado mediante aditivos após esse período.
Texto: Marília Jardim e Messias Azevedo (Ascom Uepa)
Fotos: Marília Jardim (Ascom Uepa)