Uepa é representada em Encontro de História

Enviado por Anônimo (não verificado) em Ter, 06/05/2014 - 00:00
Em comemoração aos seus 20 anos, a Associação Brasileira de História Oral (ABHO) realiza no período de 6 a 9 de maio, o XII Encontro Nacional de História Oral. O evento ocorre em Teresina, no Campus Senador Ministro Petrônio Portella da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Este ano, o Encontro tem como tema Política, Ética e Conhecimento e visa refletir acerca da ditadura militar implantada no Brasil e o movimento das “Diretas Já”, relacionando-os com os movimentos de ruas que ocuparam as principais cidades brasileiras em 2013.

O professor Dr. Airton Pereira, historiador do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade do Estado do Pará (Uepa), atual Coordenador do Campus de Marabá, vai compor a mesa redonda Política e mobilização popular a partir de fontes orais, juntamente com os professores Antônio Montenegro, da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), e Lucilia Delgado, Universidade de Brasília (UnB).

A Uepa é a única universidade da Amazônia representada nas mesas de discussões deste evento. “É um privilégio estar participando de um evento no âmbito nacional, que reunirá professores, pesquisadores e estudantes das mais diversas instituições acadêmicas do Brasil e da América Latina. Será uma responsabilidade muito grande também, porque não só serei o único representante da Uepa, serei o único representante das universidades da Amazônia nas mesas de debate neste encontro”, afirma Airton Pereira.

Sobre a ABHO

A ABHO é formada por estudiosos e pesquisadores das áreas de história, ciências sociais, antropologia, educação e demais disciplinas das ciências humanas de todas as regiões do país. Seus associados têm em comum o uso da história oral em suas pesquisas, isto é, a realização de entrevistas gravadas com pessoas que viveram ou testemunharam acontecimentos, conjunturas, instituições, modos de vida, ou outros aspectos da história contemporânea.

Além dos encontros nacionais que acontecem de dois em dois anos, são realizados os encontros regionais. No ano passado, entre 18 e 21 de novembro, o Encontro Regional de História Oral aconteceu em Rio Branco (AC) cujo temática foi “Memórias e Diversidades na Amazônias”, promovido pela ABHO e Universidade Federal do Acre (UFAC). A ABHO é responsável também pela Revista História Oral com tiragem semestral.

Para saber mais informações sobre o XII Encontro Nacional de História Oral acesse http://www.encontro2014.historiaoral.org.br/