O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Rubens Cardoso, recebeu na tarde de hoje, 13, a titular da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Ursula Vidal, e seu adjunto, Bruno Chagas Ferreira, para afinar a parceria entre órgãos. Para além do Liceu de Música de Bragança, a Instituição e a Secretaria devem unir forças, vontades e know-how para a elaboração de politicas públicas que atendam a cultura em todo o Pará.
O tema principal da reunião foi o Liceu, que está prestes a iniciar suas atividades e, com isso, fomentar a arte, a música e a cultura na região do Salgado. Tratado como prioridade pelo Governo do Estado, o Liceu está em fase de aquisição de equipamentos e instrumentos. A presença de um teatro finamente planejado para atender a demanda do público local é um dos destaques do prédio. Nesta sexta-feira, 15, o reitor e o governador Helder Barbalho visitarão o local e, no próximo dia 18, uma comissão de professores de Música da Uepa também estará em Bragança, buscando afinar o calendário e definir as atividades do Liceu.
Entretanto, a conversa entre os gestores não ficou apenas em torno das questões do Liceu – que é administrado pela Uepa, mas com fortes vínculos com a finalidade da Secult. A secretária pediu uma cooperação mais estreita entre os órgãos na missão de pensar soluções que atendam as necessidades de todo o Pará. “Temos muita coisa bacana para fazer juntos. Acredito que podemos potencializar este fluxo de informações e valorizar muito as nossas politicas públicas. A Uepa está presente em muitas cidades do Estado e detém muito conhecimento local. Será um ganho para a sociedade trabalharmos juntos”, resumiu Ursula.
Para o reitor, a parceria vai de encontro ao cumprimento de um dos papéis da Universidade. Ä Uepa não é apenas uma universidade pública, ela guarda os valores da res publica, que inclui desenvolver e participar das coisas que tragam benefícios para os paraenses”, avaliou. Também participaram da reunião a pro-reitora de Extensão, Alba Raithy, e o pró-reitor de Gestão e Planejamento, Carlos Capela. Ao final do encontro, o reitor recebeu de presente da secretária algumas obras produzidas pela Secult.
Texto: Fernanda Martins/Ascom CCSE
Fotos: Marcello Sarmento