O Campus XII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Santarém, realiza testagem rápida de pesquisa de anticorpos IgG para Covid-19. A iniciativa surgiu com o objetivo de saber se os docentes e discentes da Instituição já tiveram contato com o novo Coronavírus e se possuem anticorpos. Devido à pandemia, medidas restritivas foram tomadas para evitar a transmissão da doença e a região do Baixo Amazonas, onde está situado o município, ficou no começo deste ano em Bandeira Preta, que indica contaminação aguda, com colapso hospitalar e avanço descontrolado da doença.
A coordenadora adjunta do curso de Enfermagem, Franciane Fernandes, explica que a ação é realizada em parceria com a coordenadora de laboratórios do campus, professora Adjanny Estela, que também é farmacêutica-bioquímica. “A testagem está sendo ofertada a todos os técnicos, docentes e discentes dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, e a toda comunidade acadêmica que está retomando as atividades práticas presenciais, após o lockdown”, explica a professora Franciane.
A estudante do oitavo período do curso de Enfermagem, Claudiana Pedrozo, esteve em outro município em contato com a mãe e com o avô que foram diagnosticados com Covid-19, no mês de janeiro. A acadêmica cumpriu o isolamento e fez exames de sangue e raio-x, mas, até então, não tinha conseguido ser testada especificamente para Covid. Recentemene, ela pode realizar o exame na Universidade.“O teste da Uepa foi essencial para confirmar a suspeita”.
Para ela, “a testagem é essencial para verificar como está a situação atual de toda a comunidade acadêmica, pois é possível identificar casos assintomáticos, além disso confirmar suspeitas de pessoas que foram sintomáticas e recuperaram, mas não tiveram a oportunidade de realizar o teste. Ademais, gera uma visão ampla sobre todos em relação ao contato com vírus da Covid-19”, explica Claudiana.
Já foram realizados mais de 180 testes na comunidade acadêmica. O atendimento é feito em escala, por cursos, para evitar aglomerações. Docentes e técnicos podem procurar diretamente a secretaria do laboratório para mais informações.
Texto: Marília Jardim (Ascom Uepa)
Foto: Nailana Thiely (Ascom Uepa)