Coordenadorestores administrativos dos campi interiorizados da Universidade do Estado do Pará (Uepa) participaram, no período de 5 a 9 de maio, da Capacitação Inicial de Gestor de Campus Universitário. A atividade foi organizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (Codepe) e pela Vice Reitoria, com o apoio da Assessoria de Interiorização (Assin) da Instituição.
O objetivo principal é a qualificação dos coordenadores em procedimentos práticos, administrativos e gerenciais, além de propiciar uma reflexão crítica sobre o desempenho operacional da Uepa quanto à qualidade, abrangência, atendimento e cumprimento de sua missão institucional.
De acordo com Carlos Perea, titular da Codepe, os participantes assistiram a seminários onde houve um mapeamento de toda a estrutura organizacional da Uepa, e participaram de atividades em busca da formação de liderança, gestão de equipes e inteligência emocional. “A nossa intenção é que seja um ponto inicial, uma formação para acompanhar estes gestores. Trocamos informações e daremos o apoio para que eles mesmos despertem o potencial da gestão, e que, este potencial, seja favorável a eles. Assim, trabalharão com tranquilidade para gerar um bom resultado”, afirma Perea.
Visando a melhoria das estruturas, além da capacitação, os coordenadores tiveram a oportunidade de se reunir, individualmente, com o reitor da Uepa, Juarez Quaresma, para conversar sobre algumas das demandas mais urgentes de cada campi.
Segundo o reitor, esta capacitação foi realizada pensando nos coordenadores e gestores dos diversos campi. “Nós, da gestão superior, procuraremos resolver grande parte das demandas trazidas até nós. A Universidade não funciona somente com a gestão superior, mas também com cada um dos campi distribuídos nos municípios do estado”, destaca.
Para Irene Rodrigues, coordenadora do campus de Tucuruí, este encontro foi fundamental, visto que possibilitou, pela primeira vez, uma reflexão sobre as ações administrativas dos coordenadores, além de terem tido a oportunidade de conhecer a estrutura funcional da Universidade. “Nós esperamos que, através deste momento, possamos estabelecer um diálogo permanente, que nos permita esclarecer dúvidas, independente da distância que nós estamos”, ressalta.