No dia 9 de fevereiro, ocorreu a entrega de parte dos donativos arrecadados na campanha Natal Solidário, promovida pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Belém. A primeira instituição contemplada foi o Abrigo Especial Calabriano que atende crianças e adolescentes com necessidades específicas e em situação de abandono ou vulnerabilidade social na capital paraense.
A equipe da DGP foi recebida pelo setor de Serviço Social do abrigo. De acordo com a assistente social Marcilena Castro, iniciativas como essa são bem vindas para o desenvolvimento das atividades da instituição. “Para nós é muito importante essa parceria, pois direcionamos as doações para atender as 42 crianças que moram aqui”, afirmou.
Em dezembro os servidores da Uepa se mobilizaram para angariar itens de higiene pessoal destinados a pessoas carentes. É o quarto ano que a campanha é realizada, desta vez foram alcançados 313 itens, entre fraldas descartáveis geriátricas e infantis, sabonetes, cobertores e outros. Para celebrar o sucesso da ação foi realizado um café comemorativo entre os servidores que contribuíram com a campanha.
O coordenador de Desenvolvimento de Pessoas da Uepa, Carlos Perea, mencionou a importância dessa ação para reforçar o espírito de solidariedade. “É uma iniciativa que envolve pessoas de diversas áreas com um objetivo comum, o reconhecimento da interdependência entre os setores. Enquanto universidade, somos agentes responsáveis por desenvolver o olhar para o outro de forma humanizada”, explicou. Ele reforçou que a DGP continua disponível para receber doações ao longo do ano para os interessados em ajudar as instituições filantrópicas.
No dia 10 de fevereiro é a vez dos idosos do Abrigo São Vicente de Paulo receberem as doações arrecadadas. A instituição também havia sido contemplada desde o início da campanha.
Texto: Dayane Baía
Fotos: Nailana Thielly