Uepa entrega três toneladas de doações em Abaetetuba

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sáb, 11/01/2014 - 00:00
Três toneladas de donativos, entre roupas, calçados, alimentos, materiais de higiene e limpeza e até mesmo cama e colchões, foram entregues na última sexta-feira (10), pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) à Associação de Moradores e à Paróquia do Bairro São João, em Abaetetuba, atingido pelo deslizamento de terra no último sábado (4).

A quantidade é apenas a primeira remessa de tudo o que foi arrecadado na Reitoria da instituição e no Campus de Barcarena, ao longo da última semana quando uma campanha motivou a população a ajudar os desabrigados. “A Uepa é uma instituição que investe na formação humana e cidadã e não poderia se furtar de ajudar neste momento. Temos 15 campi e muitos alunos de Abaetetuba em Belém e em Moju. Nós nos mobilizamos e abrimos as portas para as doações”, destacou a assessora de Interiorização da Universidade, Auxiliadora Maués, uma das responsáveis pela ação.

Neste sábado (11), pouco mais de cinco toneladas de donativos também serão entregues no município, desta vez, resultado da ação conjunta entre a Universidade, a Defesa Civil e da Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri). Pouco antes das 11h, a movimentação era intensa no Ginásio de Esportes do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)/Campus II, em Belém, onde quatro caminhões já estavam lotados de materiais, que serão entregues no Ginásio Municipal de Abaetetuba, abrigo para as 18 famílias que ainda permanecem alojadas.

De acordo com dados da Defesa Civil do Estado, 80 pessoas continuam desabrigadas após a tragédia. Com a erosão, que afetou aproximadamente 35 famílias, 15 imóveis foram destruídos e 36 foram interditados pelos órgãos de segurança devido ao risco de desabamento.

Donativos

A entrega da primeira remessa foi fiscalizada por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)- Subseção Abaetetuba. Segundo a entidade, nesta segunda-feira (13), será articulada uma audiência pública com os moradores do bairro para garantir que os donativos serão entregues, de forma organizada, aos atingidos pelo deslizamento.

Um deles é Dorcemiro Carvalho de Farias, cuja filha foi jogada pela janela e a esposa conseguiu se salvar ao descer de uma escada com a ajuda de vizinhos. “Perdi tudo. Não deu tempo de salvar nada. Perdi ainda dois tratores e um carro”, conta o morador, que lembra os momentos vividos no último sábado. “Estava na igreja e quando sai, alguém me falou que a casa estava pegando fogo. Quando vi o cenário, me desesperei,mas são bens materiais. O importante é estarmos vivos”, avalia.

A arrecadação de donativos também será feita no próximo mês, quando as aulas iniciam na Universidade. É que este será o trote solidário dos calouros dos campi de Moju e Barcarena.  “Já doei roupas, comida e ajudei como eu pude, mas agora vamos começar a campanha de donativos e materiais escolares para as crianças”, afirmou o estudante de Ciências Naturais, Antônio Angelo Negrão, 20 anos. Ele pretende mobilizar mais 20 alunos da sua turma para ajudar na causa. Todos são moradores de Abaetetuba e todos os dias se deslocam para Barcarena para concluir a graduação.