No contexto atual de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) é impossível realizar uma formatura acadêmica com todos os tradicionais elementos que o momento requer. A festa e os abraços de felicitações ao universitário, pela jornada concluída, ficarão para outro momento. Porém, a felicidade sempre se faz presente entre os recém-formados e familiares. E, na última quinta-feira, 17 de dezembro, não foi diferente para trinta e quatro discentes do Curso de Enfermagem, que solicitarm a antecipação do diploma. A entrega foi realizada no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), seguindo as diretrizes de distância e de uso de máscaras de proteção individual, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
A antecipação dos diplomas é resultado de um movimento nacional dos cursos da área da saúde, que atingiu diversas instituições de nível superior, no âmbito federal e estadual, em todo território brasileiro, com o objetivo de preparar mais profissionais da área da saúde para combater o avanço da transmissão da Covid-19. Segundo a diretora do CCBS, Vera Palácios, a decisão em antecipar os diplomas é fundamentada na Medida Provisória nº 934 do Governo Federal, por meio do Ministério da Educação (MEC). “Nós, da direção dos cursos da área da saúde da Uepa, objetivamos formar mais profissionais capacitados para atuarem no combate à Covid-19 no Pará. Portanto, decidimos antecipar a entrega dos diplomas de todos os alunos que já cumpriram a porcentagem necessária do histórico acadêmico para a conclusão do curso”, afirmou.
Para a coordenadora do curso de Enfermagem e do Campus IV da Uepa, Margareth Bittencourt, é um momento de celebrar a conquista dos discentes e da Universidade em formar novos profissionais, mesmo com o contexto da Covid-19. “Tivemos um semestre bastante conturbado, mas graças a Deus, aos professores que se dedicaram, aos gestores e às coordenações de departamento, além das coordenações de estágio e a própria direção do CCBS que nos ajudaram muito na realização da antecipação destes diplomas, para podermos entregar para sociedade paraense trinta e quatro novos colegas enfermeiros. Isso realmente me deixa muito feliz enquanto coordenadora”, comentou.
Este grupo de alunos teve a possibilidade de participar da maior pesquisa epidemiológica, referente à realização de testagens para o novo Coronavírus, dentro do Estado do Pará, no século XXI. “À princípio, esse foi um ano muito difícil, pela questão de estar no último ano do curso e se deparar com uma pandemia, porém depois fomos convidados para participar da pesquisa epidemiológica do Governo do Estado do Pará e aí a gente começou a se sentir um pouco mais útil, porque até então, tinha parado aula, estágio, tudo e poder ajudar de alguma forma nessa pandemia foi muito enriquecedor e hoje estar aqui, como recém-formada, foi o melhor desfecho que poderia ter tido neste ano de 2020”, afirmou a agora enfermeira, Adriely Miranda.
A Uepa oferece, durante o curso de Enfermagem, diversas experiências no cenário da saúde com o objetivo de preparar os futuros profissionais para todos os tipos de situações de trabalho. Além disso, os discentes podem desenvolver ações sociais e grupos de pesquisa, participar de congressos, simpósios, projetos de pesquisa científica e extensão acadêmica e estágio obrigatório para complementar e expandir o currículo acadêmico e profissional.
Texto e fotos: Daniel Leite Jr/Ascom Uepa