Uepa forma primeira turma de Engenharia de Produção de Marabá

Enviado por Fernanda Martins em Ter, 23/08/2016 - 14:05

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) em Marabá realizou a cerimônia de outorga de grau à primeira turma de Engenharia de Produção do campus VIII, na última quinta-feira, 18. A cerimônia ocorreu no auditório da Faculdade Metropolitana de Marabá, localizada na Rodovia BR 230, s/n, bairro Nova Marabá, e contou com a participação de representantes do campus e do curso, e de familiares dos 23 formandos.

Localizado na Região de Integração de Carajás, Marabá possui uma demanda por profissionais de Engenharia de Produção. O curso da Uepa no município iniciou em 2011 e a primeira turma tem a responsabilidade profissional de consolidar a área na região e no estado do Pará.

Durante a cerimônia, houve mesa composta pela coordenadora do Campus VIII, Danielle Monteiro da Costa, o coordenador de Engenharia de Produção, Vitor Martins, o docente do Curso, Hélio Correia, o vice-reitor da Uepa, Rubens Cardoso, além do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Pará (CREA-PA), Elias Lima.

Uma das novas engenheiras de produção, Rafaela Ribeiro Siqueira, 25, terminou o curso e já é mestranda do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil, da Universidade Federal do Pará (PPGEC/UFPA). Para ela, que é de Tucuruí, o curso atende a uma demanda regional, em que a Uepa tem um papel estratégico. “A relevância é que somos os primeiros a ser formados na Região de Carajás. Eu me aproximo mais da área acadêmica e da pesquisa. Na época do vestibular, esse era um curso novo e interessante, que abrange todas as áreas. A partir do segundo ano, fomos conhecendo as áreas específicas e nos interessando na profissão e nas muitas possibilidades”, afirma a engenheira.

A coordenadora do campus da Uepa em Marabá, Danielle Monteiro da Costa, comenta sobre a satisfação em ver o sucesso desses formandos, incentivado e possibilitado pela Uepa. “Estou muito feliz, porque formamos 23 novos engenheiros de produção, que tenho a certeza de que estão plenamente capacitados para colaborar com o desenvolvimento do nosso estado e com a consolidação da imagem dos nossos profissionais. Muitos já estão no mestrado, produziam artigos, ganharam prêmios, publicaram em revistas qualificadas. Todos esses nossos alunos tiveram uma ótima trajetória”, afirma.

Sobre essa possibilidade de os estudantes contribuírem com a sociedade, o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Vitor Martins, declara que os formandos da Uepa têm horizontes de atuação no próprio estado. “A relevância dessas turmas se dá por conta do contexto da região de Carajás. Eles podem trabalhar com planejamento em muitas frentes e resolver questões relacionadas com o desenvolvimento social da região. É sempre importante destacar que a maioria dos egressos é de Marabá e, mesmo os que não são de lá, poderão contribuir bastante para o desenvolvimento da região”.

O curso no Campus VII - Marabá ofertou as primeiras vagas no vestibular realizado em 2010 e iniciou as atividades em 2011. Hoje o curso é formado por cinco turmas, com uma média de 30 alunos cada.

Texto: Sérgio Ferreira Júnior

Foto: Arquivo Pessoal