Uepa forma a primeira turma de Filosofia na capital

Enviado por Ize Sena em Seg, 29/02/2016 - 00:00
A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou na última segunda-feira, 29, a cerimônia de outorga de grau à primeira turma da Licenciatura Plena em Filosofia, formada em Belém. A cerimônia ocorreu no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), e contou com a participação dos coordenadores da licenciatura e representante da Reitoria da Universidade.

O evento marcou o processo rumo à consolidação da Filosofia na Uepa. Durante a cerimônia, os agora professores de Filosofia realizaram homenagens aos docentes e puderam ouvir os parabéns da coordenadora do curso, Joelciléa Ayres, e da pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira.

Esse momento foi a culminância do trabalho conjunto, que contou com o apoio e a dedicação de todos os envolvidos. Segundo Joelciléa Ayres, “hoje é a coroação de um tempo de muito esforço, da coordenação, dos professores, dos técnicos, dos próprios alunos e das famílias. É quando nós vemos a concretização dos sonhos que nós sonhamos junto com eles. Nós acompanhamos essa trajetória e, nesse momento, nós nos alegramos com eles e celebramos a vitória de eles terem chegado até aqui”, comenta a coordenadora.

De acordo com os estudantes, o fato de a licenciatura ter sido criada recentemente, faz com que ainda haja desafios, que, no entanto, não impedem a boa formação na Uepa. Uma das recém-formadas, Mayara Santiago, afirmou que foi a grande vontade de fazer Filosofia que a trouxe até a Uepa. “Eu sempre quis fazer filosofia, mesmo minha mãe sendo um pouco contra. Como a minha turma foi a primeira, houve processos experimentais, mas o curso da Uepa tem diferenciais, pois não estudamos só os filósofos europeus, mas os latino-americanos. E temos uma formação bem abrangente”, conta.

Outra concluinte foi Cleuma Barbosa, cuja área de pesquisa é Filosofia da Educação. Ao sair da Uepa, já ingressa no mestrado em Filosofia, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Segundo ela, “o curso realmente ensinou o significado da palavra Filosofia, ‘amor à sabedoria’. Pode soar simplista, mas a Filosofia me ensina a amar as mais diferentes coisas e contribui para a minha formação enquanto mulher, enquanto mãe, enquanto leitora do mundo, e enquanto cuidadora das pessoas”.

O curso foi aprovado pelo Conselho Universitário da Uepa (Consun) em 2009 e, em 2010, foi realizado o primeiro vestibular para Licenciatura Plena em Filosofia, para os campi de Conceição do Araguaia e de São Miguel do Guamá. Somente em 2012, o curso começou as atividades em Belém, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), campus I da Universidade.

Para a pró-reitora de Graduação, Ana da Conceição Oliveira, a criação e a manutenção desse curso têm importância estratégica na formação de profissionais e na melhoria da educação. “Existe a necessidade de termos mais profissionais formados em Filosofia, para atender à educação, sobretudo, básica. O curso é uma conquista para a Universidade e para a sociedade. Ele é estratégico, junto com outros cursos, como Ciências Sociais, Geografia, História”, ressalta a pró-reitora.

Texto: Sérgio Ferreira Junior/Ascom Uepa
Foto: Carlos Sodré/Ag. Pará