Uepa inaugura Ambulatório de Hepatologia

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 27/03/2015 - 00:00

O espaço vai atender pacientes que tenham doenças relacionadas ao fígado, além de fazer a capacitação dos estudantes da Universidade

*Atualizado em 30 de março de 2015, às 13h46

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), inaugurou na manhã desta segunda-feira (30) duas salas de consultas que fazem parte do Ambulatório de Hepatologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), localizado no bairro do Marco.

O Ambulatório pretende atender 45 pacientes que tenham doenças relacionadas ao fígado, por semana. As demandas serão agendadas e encaminhadas pelo Centro Saúde Escola (CSE) da Uepa e pelo Departamento de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). Além de realizar o atendimento da população, o espaço tem como objetivo capacitar os estudantes da Universidade.

“A parceria entre a Universidade e a Sespa visa melhorar a pesquisa, o ensino e a extensão ampliando todas as ações de assistência em relação à hepatologia dentro da Uepa. Alunos da graduação vão ser contemplados por meio do ensino dentro de cada curso, entre eles os cursos de medicina e enfermagem, além dos alunos da pós-graduação, que vão poder fazer residência médica, mestrado e doutorado”, afirma a pró-reitora de Extensão, professora Mariane Franco.

A Sespa vai disponibilizar para o Ambulatório recursos humanos, equipe técnica e quatro profissionais que vão fazer o atendimento médico. Além disso, a Secretaria também vai disponibilizar computadores, geladeira para farmácia e um equipamento de videoconferência.

“Através da videoconferência, o Ambulatório não fará apenas atendimento, mas também vai ser um espaço de educação continuada com palestras relacionadas a doenças do fígado”, explica coordenadora do Ambulatório, Deborah Crespo.  As palestras serão feitas em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e vão capacitar não apenas os estudantes da Universidade, mas também os médicos e profissionais que atuam no laboratório.

A coordenadora do Centro Saúde Escola, Fátima Carrera, diz que “esse espaço vai ser de grande relevância para o ensino, pois vai juntar médicos e usuários, o que vai facilitar o aprendizado dos alunos. É mais um serviço que a Uepa oferece a comunidade e um ganho para os pacientes da rede pública que precisam desse tipo de atendimento”.

Outra novidade é um equipamento para fazer o diagnóstico de doenças como a cirrose, que será doado pela Sociedade Brasileira de Hepatologia. “Esse equipamento vai possibilitar que a biópsia do fígado seja feita sem precisar de agulhas”, explica Deborah Crespo, que também integra a Sociedade. A expectativa é que esse tipo de diagnóstico esteja disponível até o mês de maio.

“Além de ampliar a rede de atendimento dos doentes, o Ambulatório vai possibilitar que a academia esteja mais próxima dos órgãos de saúde do estado”, ressalta a coordenadora do Ambulatório.

Texto: Igor Augusto, com colaboração de Miguel Alves
Edição: Ize Sena