Uepa integra comissão da Capes para pós-graduação

Enviado por Ize Sena em Seg, 20/02/2017 - 14:26
O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma, foi nomeado como integrante da Comissão de Reitores da Região Norte, instituída pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O objetivo é definir diretrizes e criar ferramentas para manter as instituições de ensino superior da Amazônia Legal atualizadas e competitivas na pesquisa, na pós-graduação e na inovação, além de diminuir as assimetrias regionais.

No grupo, formado ainda por representantes de instituições federais, coube a Uepa representar todas as universidades estaduais da região, que historicamente apresenta uma carência na formação qualificada de doutores. Esta foi uma das maneiras encontradas pela Capes para unificar as demandas, uma vez que as universidades estaduais respondem por grande parte da formação de doutores nas diversas regiões do país.

“A partir de agora essa comissão vai se reunir e nós vamos elaborar um documento a fim de nortear a formação pós-graduada na região norte. Nossa região ainda tem uma carência profunda de doutores que contribuem para as assimetrias históricas em relação a outras regiões do país, como as regiões sul e sudeste", explica o reitor da Uepa.

A primeira reunião de trabalho do grupo está marcada para o dia 7 de março. Antes disso, Juarez Quaresma irá reunir com os coordenadores dos programas de pós-graduação Stricto sensu da Uepa para coletar informações de áreas específicas, que subsidiem este primeiro encontro. Além disso, também irá solicitar à Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) bem como às outras IES estaduais da região dados institucionais que possam contribuir para as discussões. “Esses dados irão embasar um documento situacional do número de doutores nessas universidades. Vamos levar para a comissão e contribuir com a visão do sistema estadual de ensino superior”, afirma Quaresma.

A portaria de nomeação da Comissão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 7 de fevereiro. Entre outras atribuições, o grupo será responsável por implementar as recomendações contidas no Plano Nacional de Pós-graduação, que tratam de ações que visem diminuir as assimetrias regionais; e apresentar um balanço das propostas do PNPG 2011-2020, especialmente àquelas relacionadas à Região Norte.

Texto: Ize Sena
Foto: Nailana Thiely