Uepa integra Conselho Estadual de Justiça e Direitos Humanos

Enviado por Ize Sena em Sex, 16/10/2015 - 12:52
A proposta da Universidade é incluir na grande curricular do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, discussões sobre direitos humanos

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) faz parte do Conselho Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Cejdh), vinculado à Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e composto por 22 representantes de órgãos da esfera estadual e entidades governamentais e civis, além de respectivos suplentes.

A cerimônia de posse dos membros do conselho ocorreu no início deste mês de outubro, em uma solenidade realizada no auditório Augustinho Monteiro do Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), em Belém.

O Conselho tem como objetivo o controle social sobre as políticas públicas de direitos humanos, através da avaliação e proposição de políticas públicas voltadas aos direitos fundamentais da pessoa humana.

O representante titular da Uepa é o professor Mario Brasil. Como coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais, atualmente com turma no campus de Igarapé-Açu, ele destaca que vai incentivar as discussões sobre direitos humanos dentro da Universidade, ao incluir na grade curricular do curso, temas voltados a aspectos sociais do ser humano. “Faremos a discussão dos assuntos pertinentes aos direitos humanos, que estão ligados ao direito à vida, educação, direito a manifestação de gosto, de classe, e toda e qualquer liberdade dentro de um padrão de convivência”, destaca ele.

O coordenador do curso também irá propor a criação de qualificação para formar conselheiros em direitos humanos dentro da Uepa. “Trabalharemos com o ser humano, tolerância, respeito às diferenças, temas transversais”, ressalta.

Além da Uepa, compõem o Conselho a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Defensoria Pública do Estado; Superintendência do Sistema Penal do Pará (Susipe); Instituto de Metrologia do Pará (Imetropará); Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa); Ministério Público do Estado (MPE/PA); Tribunal de Justiça do Estado (TJ/PA); Ordem dos Advogados do Brasil – seção Pará (OAB/PA); Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH); Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa); Universidade Federal do Pará (UFPA); Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH/PA) e Conselhos Estaduais.

Texto: Renata Paes com informações de Elissandra Araújo(Agência Pará)