Uepa lança cursos de Relações Internacionais e Comércio Exterior

Enviado por Dayane Baía em Ter, 09/05/2017 - 19:09

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizará, em conjunto com a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), a solenidade de lançamento do Programa de Graduação dos Cursos de Bacharelado em Relações Internacionais e de Tecnologia em Comércio Exterior. O evento ocorrerá no dia 10 de maio, às 9h, no auditório do Palácio dos Despachos “Benedicto Wilfredo Monteiro”, em Belém.

A cerimônia terá a participação de autoridades estaduais, nacionais e internacionais, tais como os embaixadores da Finlândia; da Áustria; além de pesquisadores da área e representantes de organismos. O programa de graduação tem parceria com a Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social da Organização das Nações Unidas (Onu), a partir do Instituto Latino Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e Tratamento do Delinquente (Ilanud).

A criação dos cursos está inserida na proposta do Pará Sustentável que objetiva reduzir a pobreza e a desigualdade no estado, ancorado no pilar Pará 2030, voltado para o incentivo das cadeias produtivas para geração de emprego e renda.

O curso de Bacharelado em Relações Internacionais promete formar profissionais com habilidade para lidar com o dinamismo da política mundial e as relações entre países. O leque de atuação é amplo e inclui a candidatura à carreira diplomática no Ministério de Relações Exteriores. Já o perfil do Tecnólogo em Comércio Exterior atende à demanda de importação e exportação de produtos da região. O curso capacitará os profissionais para dominar operações considerando regimes alfandegários e cambiais, despacho aduaneiro, logística e contratos internacionais.

Na Uepa, as graduações assinalam um marco inovador ao aliar a percepção pedagógica e diferenciada do universitário para empreender, negociar e tomar decisões em instituições públicas e privadas. Os cursos também possibilitarão o desenvolvimento de pesquisas para prevenir e combater a criminalidade no contexto mundial, como tráfico de drogas, armas, pessoas e pedras preciosas.

Os novos cursos terão 88 vagas, sendo 44 para o Bacharelado em Relações Internacionais e 44 para a graduação em Tecnologia em Comércio Exterior. Do total de vagas, 54% são designadas para os servidores públicos efetivos do estado e 46% para a sociedade. A prova de seleção foi realizada no dia 30 de abril na cidade de Belém, com 45 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação.

Serviço:

Lançamento do Programa de Graduação dos Cursos de Bacharelado em Relações Internacionais e de Tecnologia em Comércio Exterior

Local: Palácio dos Despachos “Benedicto Wilfredo Monteiro” - Avenida Doutor Freitas, 2.531 - Marco

Data: 10/05/2017

Texto: Dayane Baía