Alinhada aos pilares da juventude, acessibilidade, inclusão e tecnologia, que estruturam a programação da 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) leva ao evento, pela quinta vez consecutiva, o projeto Lamparina Acesa Literatura Acessível. A iniciativa é responsável pelo serviço de acessibilidade às pessoas com deficiência visual. A Feira, realizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), abre oficialmente nesta quarta-feira, 1, às 19h, e segue até a 5 de novembro, na Arena Guilherme Paraense, das 9h às 21h.
“Fomos chamados para organizar a acessibilidade da Feira e teremos, novamente, nosso estande. Inclusive serão contratados profissionais para a acessibilidade da área principal e nós, do Lamparina, estaremos à frente e continuaremos no serviço voluntário, acompanhando os visitantes com deficiência visual, nos espaços da Feira”, explica Joana Martins, idealizadora do projeto.
O Lamparina Acesa, vinculado ao Núcleo de Pesquisa Culturas e Memórias Amazônicas (CUMA) da Uepa, oferece oficinas à comunidade em geral, entre elas, a do Livro Falado e a oficina de Iniciação à Audiodescrição. Joana explica que dentre as ações do Lamparina na Feira do Livro estão os serviços de guia-vidente e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizados por estudantes de Libras e voluntários, que participaram das oficinas do projeto.
Eduepa com estande próprio
No retorno das atividades presenciais da Feira Pan-Amazônica do Livro, a Editora da Universidade do Estado do Pará (Eduepa) estará presente em todos os dias do evento, em um dos 36 estantes montados na edição 2021. A Editora realizará lançamentos no Ponto do Autor, espaço dedicado ao lançamento de obras, comercialização e autógrafos. As obras a serem lançadas serão Sabenças do Padrinho, da professora Maria Betânia Barbosa de Albuquerque e, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião, os lançamentos serão Religião e Cultura Visual no Brasil: Desafios e Métodos, e Evangélicos e Pentecostais.
"Além dos nossos livros autorais, que serão vendidos em condições especiais, também se fazem presentes em nosso estande, editoras universitárias parceiras como Editora Fiocruz, Editora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (EdUERJ), entre outras que encaminharam livros e serão vendidos exclusivamente no espaço da Eduepa", informa Nilson Bezerra Neto, coordenador da Editora. Ele também destaca que a participação na Feira é a oportunidade de aumentar o volume de vendas e expandir o conhecimento. “Conseguimos aumentar o número de exemplares vendidos e as possibilidades de pagamento, o que contribuiu para o custo-benefício”, destaca.
Credlivro
Professores e técnicos-administrativos e operacionais em atividade na Uepa recebem o Credlivro, benefício para a compra de obras nos estantes da Feira Pan-Amazônica. O crédito será liberado no cartão do Banco do Estado do Pará (Banpará) e terá validade somente no período do evento. Os servidores que não tiverem a conta Banpará cadastrada para recebimento, ou que enfrentem algum problema em relação ao uso do cartão, devem comparecer à unidade do Banco localizada na Feira, portando RG, CPF e Contracheque, para emissão de um cartão extra. Para consultar o valor do crédito ao qual tem acesso, o servidor deve acessar o site, com o número do CPF.