Uepa leva feira de ciências naturais para escola de Barcarena

Enviado por Dayane Baía em Sex, 17/11/2017 - 16:38

Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Laurival Magno Cunha participaram da Feira de Ciências Naturais, no dia 17 de novembro, em Barcarena. Eles puderam ver experiências práticas com aplicação de conceitos científicos demonstrados por discentes do curso de Licenciatura em Ciências Naturais – Química, do Campus XVI da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A ideia da feira nasceu durante a matéria interdisciplinar Práticas Integradoras II, ministrada pelos professores Ana Lúcia Nunes Gutjahr e Carlos Elias Braga, que propunham a compreensão de fenômenos da natureza pela ótica integrada da Biologia, Química e Física. As apresentações no curso foram elogiadas pelos docentes e não pararam por aí. “Os estudantes se empenharam muito e quando vimos o resultado percebemos que os projetos deveriam ir além do curso”, afirmou Ana Lúcia.

A professora procurou a escola, uma das maiores do município, e propôs levar os trabalhos para exposição. Ao ser perguntada sobre o que a motivou a ultrapassar os limites da disciplina em sala de aula, Ana Lúcia enfatizou: “esse é o nosso papel como educadores. O conhecimento não pode ser restrito apenas para uns, tem que se estender para toda a sociedade. O material estava pronto então criamos a oportunidade”.

Cerca de dois mil alunos tiveram contato com a mágica da ciência. Entre as experiências, os discentes da Uepa demonstraram fluidos em explosão de cores nas vidrarias de laboratório químico; um protótipo de foguete lançado pela reação entre vinagre e bicarbonato de sódio; e um ecossistema a partir de um terrário com plantas e miniaturas de animais.

Uma panela de pressão e outros objetos do dia a dia também foram utilizados para mostrar os fenômenos simples, e assim, incentivar a curiosidade pela ciência. Os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) tiveram uma demonstração especial na semana passada, no turno da noite. Eles aplaudiram e agradeceram por terem sido incluídos na atividade.

A coordenadora pedagógica da escola, Liliany Gonçalves Amaral, avaliou a proposta como excelente. “Nossos alunos ficaram empolgados em aprender. Muitos nem sabem o que é uma Universidade e durante a feira vinham perguntar onde é a Uepa e como fazem para estudar lá. É um grande incentivo e devemos pensar em promover outras atividades como essa durante o ano”, declarou.

Texto: Dayane Baía

Foto: Campus XVI - Barcarena