A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Pará (Proex/Uepa) realizou no último sábado, 9, mais uma edição do Uepa nas Comunidades em 2016. A ação do projeto ocorreu na avenida Roso Danin, em Canudos, oferecendo atendimento à comunidade desse bairro e da Terra Firme.
Durante a ação, a equipe do Uepa nas Comunidades atendeu 687 pessoas. A população teve acesso a serviços de verificação de pressão arterial e de glicemia, avaliação física, orientação jurídica e atendimento médico. A equipe também foi às casas dos moradores, com o mascote Zika, para oferecer orientações de educação em saúde contra o Aedes Aegypti e H1N1.
O Projeto é pensado como ação extensionista e multidisciplinar. Atualmente, as ações são desenvolvidas por 45 pessoas, envolvendo técnicos da Proex, médico, acadêmicos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, e acadêmicos de Direito do Centro Universitário do Pará (Cesupa).
De acordo com a coordenadora do Uepa nas Comunidades, Paula Ayres de Faria, as comunidades têm sido receptivas às ações, e os acadêmicos veem no projeto uma oportunidade de formação. “A comunidade fica muito grata em todos os lugares a que nós vamos. A Terra Firme, por exemplo, é carente e precisa desse tipo de serviço. A Universidade deve ter essa postura de devolver o conhecimento, de dar um retorno do que se aprende aqui na academia. Os nossos alunos querem participar para ter aprendizado na prática, exercitar o seu conhecimento e ajudar a quem precisa”, afirma Paula Ayres.
PRÓXIMAS AÇÕES
A próxima edição do Uepa das Comunidades será em maio, no município de Bujaru. Além dessa, a equipe do projeto está planejando ações mais frequentes, em que os acadêmicos levarão essas orientações às escolas ao lado dos Centros da Uepa.
O projeto Uepa nas Comunidades existe desde 2012 e já realizou ações em outros municípios do Pará, como Barcarena, Benevides, Bujaru, Castanhal, Conceição do Araguaia e Redenção. A primeira edição deste ano foi uma visita a todos os campi na Capital, para orientar a comunidade e os servidores da Uepa sobre o combate ao Aedes Aegypti.
Texto: Sergio Ferreira Junior
Foto: Nailana Thiely