Uepa nas Comunidades realiza ação de saúde em Igarapé-Açu

Enviado por Ize Sena em Qua, 22/03/2017 - 10:28
O campus de Igarapé-Açu, da Universidade do Estado do Pará (Uepa), foi palco da primeira ação de saúde do Projeto Uepa nas Comunidades no ano de 2017, realizado na segunda-feira, 20 de março.  Profissionais de diversas áreas estiveram presentes no atendimento, voltado aos alunos e funcionários da instituição.

O encontro ocorreu devido a uma solicitação feita pelo Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE), do Campus X. A equipe do projeto, composta por 30 pessoas, realizou uma ação direcionada à valorização da vida e formas de combate a depressão, com ênfase para os alunos de graduação.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Mariane Franco, a ação de saúde trouxe resultados positivos. “Fizemos um diagnóstico das possíveis situações problemas vivenciadas pelos alunos e servidores, por meio de atendimento médico, aconselhamento psicológico, dinâmicas em grupos e rodas de conversas”, pontuou.

A equipe atuou em dois turnos, atendendo quatro turmas da manhã e três da tarde. Foram aplicados três tipos de questionário com o objetivo de coletar informações acerca do nível de estresse, do grau de depressão e de diagnóstico geral dos indivíduos. Além disso, ocorreram 62 atendimentos médicos, 57 avaliações físicas e 22 assistências psicológicas.

Para o coordenador do campus, o professor Carlos Castro, a ação foi importante para os alunos. “As orientações repassadas deverão auxiliar no combate de possíveis casos de depressão entre estudantes e servidores. Ao realizar esse serviço de saúde, a universidade se faz presente na vida deles”, explicou Castro.

Graduandos de Medicina, Enfermagem, Educação Física, Terapia Ocupacional, Letras - Língua Portuguesa e de Língua  Brasileira de Sinais (Libras) estiveram presentes nas atividades de saúde. Desta forma, o Uepa nas Comunidades visa reforçar o trabalho interdisciplinar e a formação continuada, como recurso de desenvolvimento profissional.

A partir desse encontro organizado no campus de Igarapé-Açu, o projeto pretende manter um ponto de contato com os envolvidos na ação. “Isso foi apenas o pontapé inicial para a atividade continuada que pretendemos estabelecer daqui para frente. Esperamos conhecer melhor os alunos para construirmos iniciativas que possam ajuda-los em algumas problemáticas”, afirmou a coordenadora do Uepa nas Comunidades, Paula Ayres.

Texto: Marcus Passos
Foto: Paula Ayres