Uepa oferece curso gratuito de Educação Popular

Enviado por Olivia Varela em Qua, 13/02/2019 - 11:21

O primeiro curso de Formação de Educadores Populares com o tema “Educação popular, dilemas da democracia brasileira e resistência” está com inscrições abertas até o dia 22 de fevereiro. Esse ano, serão ofertadas 20 vagas com carga horária de 100 horas direcionadas para educadores sociais, lideranças comunitárias, estudantes da educação e militantes de movimentos sociais, culturais e artísticos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do curso.

O treinamento tem o objetivo de exercitar a educação transformadora de forma coletiva e fomentar a reflexão sobre a sociedade brasileira de forma crítica e construtiva. As aulas serão aos sábados, no período de 8 de março à 4 de maio, das 8h às 13h, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa), localizado na Tv. Djalma Dutra entre Municipalidade e Rua do Una, no Telégrafo.

Buscando equilibrar teoria e prática, as 100 horas do curso serão divididas da seguinte forma: 40h de módulos presenciais, 40h de atividades vivenciais em comunidades e movimentos sociais e 20h de trabalho sistematizador de experiência. No módulo presencial, será estudado conteúdos pertinentes à Sociologia, Pedagogia, Filosofia e História.

A iniciativa de realização do projeto é do Núcleo de Educação Popular Paulo Freire (Nep) e a Cátedra Paulo Freire da Amazônia, ambos da Uepa, em articulação com a Linha de Pesquisa "Culturas, Etnias e identidade" do Grupo de Pesquisa "Amazônia: História, Cultura e identidades" (Uepa), assim como o Grupo de Pesquisa Educação, Trabalho, Tecnologia, Humanidades e Organização Social (ETTHOS/IFPA), o Grupo de Estudos Surdos da Amazônia Tocantina (GESAT/UFPA) e o Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL).

Serviço:

Curso de Formação de Educadores Populares

Data: de 8 de março à 4 de maio

Horário: de 8h às 13h

Local: Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE)

Endereço: Tv. Djalma Dutra entre Municipalidade e Rua do Una, no Telégrafo

Texto: Olivia Varela