Uepa oferta cota adicional de 44 bolsas de iniciação científica

Enviado por Amalia paes em Qui, 24/09/2015 - 13:39

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), divulgou nesta quinta-feira (24), a relação dos contemplados do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação (Pibic) pela Fundação Amazônia Paraense de Amparo a Pesquisa (Fapespa). Ao todo foram mais 44 bolsas ofertadas aos estudantes da Universidade.

Dentre os contemplados, estudantes dos campi da interiorização como Santarém, Moju, Conceição do Araguaia, Tucuruí, Barcarena tiveram seus projetos selecionados como forma de incentivo a produção acadêmica bem comod a formação de grupos de pesquisa nos outros municípios do estado.

Além das bolsas do PIBIC/FAPESPA, foram ofertadas aos estudantes da Uepa mais 123 bolsas distribuídas para todos os subprogramas da seguinte maneira: 60 para o PIBIC/CNPq; 3 para o PIBIC-AF/CNPq; 5 para PIBIT/CNPq; 47 para o PIBIC/UEPA; 3 para PIBIC-AF/UEPA e 5 para PIBIT/UEPA. Com a oferta do PIBIC/FAPESPA, a Universidade chega a 167 bolsas para aos estudantes da Universidade. O valor será de R$ 400,00 por mês, durante sua vigência.

Os bolsista aprovado deverá entregar na Propesp, localizada no prédio da Reitoria da Uepa, na rua do Una, nº 156, bairro Telégrafo, no período de 5 a 9 de outubro, os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, do comprovante de matrícula e de residência.

O programa na Uepa

O número de propostas submetidas para o Pibic é o maior já registrado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) nos dois últimos anos. Foram 256 trabalhos.

Desse total, 144 são do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); 73 do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) e 39 do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT). Em 2014, a Pró-reitoria registrou 189 inscrições, em 2013, 175; e em 2012, 135.

O programa apoia a iniciação científica desenvolvida nas Instituições de Ensino Superior por meio da concessão de bolsas a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores.

O objetivo é contribuir para reduzir o tempo médio de titulação de mestres e doutores; estimular a articulação entre a graduação e pós-graduação e, com isso, contribuir na formação de recursos humanos para a pesquisa, além de estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural.

Texto: Igor Pereira/Ascom-Uepa

Foto: Bianca Almeida/Ascom-Uepa