Uepa oferta dois pontos de vacinação contra gripe

Enviado por Daniel Leite em Ter, 14/04/2020 - 12:35

*Atualizado em 20/04/2020, às 08h40

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) participará da 2ª fase da Campanha de Vacinação contra a gripe, que começará nesta quinta-feira, 16 de abril, com dois postos: o Centro Saúde Escola, que integra o Campus II, no bairro do Marco, das 8h às 11h e das 14h às 17h; e a Escola de Enfermagem Magalhães Barata, o Campus IV, no bairro de São Brás, que oferecerá o serviço das 8h às 14h, com atendimento via Drive-Thru.

Em função da grande demanda, acabaram as doses disponíveis na Escola de Enfermagem, porém, o Centro Saúde Escola ainda dispõe das vacinas, no entanto, o atendimento retorna na quarta-feira, 22, devido ao expediente facultado dia 20, segunda, e feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril.

“O objetivo é continuarmos a imunização do H1N1 pertinentes ao combate à pandemia e deixar a maior parte da população vacinada e assim minimizar o impacto sobre os serviços de saúde”, comenta a coordenadora da Escola de Enfermagem Magalhães Barata da Uepa, professora Margareth Bittencourt.

A antecipação da 22ª Campanha Nacional de Vacinação tem a intenção de auxiliar na exclusão de diagnósticos para Influenza em virtude do novo coronavírus (Covid-19). Nesta fase tem como prioridades os seguintes grupos: profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade; caminhoneiros; motoristas de transporte coletivo e portuários; além de idosos e profissionais de saúde que ainda não foram vacinados.

Drive-Thru - A Universidade montou no Campus IV uma ação de atendimento alternativa para aplicação da vacina. O formato de Drive-Thru tem o objetivo de diminuir a aglomeração e, dessa forma, preservar as pessoas quanto um possível contágio do novo coronavírus.

A iniciativa da Uepa conta com a participação de, aproximadamente, trinta discentes e seis docentes do Curso de Enfermagem, além de dois enfermeiros. A participação será em caráter de voluntariado com recebimento de certificado de participação na campanha. “As expectativas são as melhores, pois participar de atividades com este foco proporciona não apenas a imunização da população, mas também a possibilidade de exercer educação em saúde, contribuindo dessa forma para uma maior prevenção da população”, disse a recém-formada e egressa do Curso de Enfermagem da Uepa, Camila Leão.

A ação tem como objetivo, também, oferecer para comunidade acadêmica experiências aplicadas em situações reais com o intuito de proporcionar a prática de teorias aprendidas em sala de aula ou em laboratório como afirma a professora do Departamento de Enfermagem Comunitária da Uepa, Lidiane Vasconcelos. “Viver a universidade vai além de proporcionar momentos de construção do saber e diálogo entre alunos e professores e esse momento da campanha de vacinação proporcionou a oportunidade de realizar boas práticas e incluir mais a comunidade dentro da instituição para que haja integração e fortalecimento de vínculos”.

A decisão da Universidade junto com os alunos de apoiarem o Ministério da Saúde em um momento tão importante  poderá impulsionar ainda mais resultados para a comunidade paraense no combate a pandemia do coronavírus. ”É de suma importância não somente para nós, discentes, participar desta ação, mas para toda a comunidade paraense, pois no futuro a Uepa está oferecendo profissionais mais capacitados para o atendimento do público”, ponderou a discente do 3º semestre do Curso de Enfermagem da Uepa, Amanda Farias.

Os alunos da Uepa também integram as equipes da Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesma) que fará vacinação nos espaços da Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira, e na Loja Di Casa, no bairro do Souza.

Centro de Saúde - No Campus II, no bairro do Marco, o atendimento será feito em duas salas, respeitando a distância entre as pessoas e o uso de luvas e máscaras. O Centro de Saúde Escola já atuava em outras campanhas, mas agora reforça as medidas de segurança e usa, inclusive, termômetro sem contato para avaliar a necessidade de permanência da pessoa na fila. Nesse período de pandemia, o atendimento ambulatorial está suspenso. Em funcionamento somente a vacina e a farmácia especializada dos programas.

Fique atento aos dias e horários da 2ª etapa de vacinação contra a gripe:

Campus II - CCBS/ Centro Saúde Escola do Marco

16/04 até acabar o estoque de doses da vacina

Horário: 8h às 11h e 14h às 17h

Endereço: Avenida Rômulo Maiorana. 66095-520. Belém-PA

Campus IV - Escola de Enfermagem Magalhães Barata

*em função da grande demanda, acabaram as doses disponíveis

Vacinação drive-thru (sem necessidade de descer do veículo).

Horário: de 8h às 14h

Endereço: Av. José Bonifácio, 1289 – Guamá – 66065-362 – Belém/PA

Aldeia Cabana

16/04 até 08/05

Vacinação drive-thru (sem necessidade de descer do veículo).

Horário: de 9h às 14h

Endereço: Av. Pedro Miranda, S/N – Pedreira – 66080-000 – Belém/PA