Uepa oferta dois pontos de vacinação para campanha Belém Vacinada

Enviado por Daniel Leite em Qui, 25/03/2021 - 07:36

O Governo do Estado do Pará confirmou a entrega de doses suficientes da vacina Coronavac do Instituto Butantan para atender a nova etapa de vacinação da Campanha Belém Vacinada que iniciou ontem, 24, das 9h às 17h, para os cidadãos da capital entre 60 e 67 anos. A Universidade do Estado do Pará (Uepa) participa cedendo os espaços do Campus IV, onde funciona a Escola de Enfermagem Magalhães Barata, e o ginásio do Campus II, o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), além de profissionais da área da saúde, que formam uma equipe de voluntários.

No CCBS, o cadastro para receber a vacina pode ser realizado para quem está a pé. Para receber a vacina é necessário portar RG, CPF, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), que é opcional. Para idosos acamados o cadastramento poderá ser feito pela internet no site da Campanha.

O uso do espaço do CCBS foi definido em caráter emergencial. A proposta é acelerar o processo de aplicação das doses da vacina Coronavac nesta etapa para pessoas na faixa etária dos 60 anos de idade, que segue até o próximo domingo, 28 de março. A perspectiva é vacinar duas mil pessoas por dia.

Segundo a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Elisabeth Miranda, a criação de pontos de vacinação extras auxilia no avanço das etapas de vacinação. “A nossa estimativa com este ponto para aplicação de vacina no Campus II da Uepa é aumentar o quantitativo de pessoas vacinadas e até domingo podermos ter mais 10 mil idosos tendo iniciado seu processo de imunização com a primeira dose”, disse.

O ginásio do CCBS disponibiliza 20 pontos de cadastramento e aplicação de vacinas contra o coronavírus. A ação conta com envolvimento e atuação de 130 profissionais da área da saúde, sendo professores, alunos, residentes e enfermeiros da Uepa.

Segundo a professora Maria Ivonete Pereira, que coordena os alunos voluntários do Campus IV, a Instituição irá oferecer certificado de participação para esses voluntários com o objetivo de corroborar também com a evolução curricular desses profissionais que estão atuando na linha de frente da campanha de vacinação Belém Vacinada. “Após o término desses cinco dias de aplicação de doses da vacina Coronavac do Instituto Butantan para esta faixa etária de 60 anos, iremos disponibilizar para os discentes, docentes, residentes e enfermeiras que estiveram aqui lado a lado conosco nessa etapa um certificado de atuação durante a pandemia como forma de agradecimento ao serviço prestado, além de incentivá-los a pensar ações educativas para futuras pesquisas na área da saúde”, afirmou.

Para os voluntários, o momento é de foco em imunizar a população, além de aproveitar para ganhar experiência profissional na área da saúde como comentou a discente Lorrante Teixeira, do sétimo semestre do curso de Enfermagem da Uepa. “A nossa participação neste posto emergencial demonstra o quanto nós, profissionais da saúde, estamos na linha de frente e devemos estar preparados para qualquer momento, pois somente assim poderemos reduzir os riscos desta pandemia, além de que a experiência nessa campanha da vacinação irá somar no meu currículo profissional e acadêmico, além de me ensinar muito como ser humano”, ponderou.

Para o aposentado Mario Bitar, o espaço estava muito bem organizado e a equipe que estava na escala realizou um atendimento humanizado. “Meus compadres comentaram que foram em outros pontos e pegaram filas para se vacinar, cheguei aqui na Uepa da Almirante e fui muito bem recebido, fora o fluxo de pessoas bem reduzido, além de que o ambiente é muito ventilado e arejado o que contribuí para nossa segurança”, comentou.

Serviço:

Campanha Belém Vacinada - 60 a 67 anos:

dia 24, quarta-feira -  pessoas com 67 e 66 anos, nascidas em 1954 e 1955.

dia 25, quinta-feira -  pessoas com 65 e 64 anos, nascidas em 1956 e 1957.

dia 26, sexta-feira - pessoas com 63 e 62 anos, nascidas em 1958 e 1959.

dia 27, sábado - pessoas com 61 anos, nascidas em 1960.

dia 28, domingo - pessoas com 60 anos, nascidas em 1961.

Hora: 9h às 17h.

Locais de Vacinação:

1 - Escola de Enfermagem Magalhães Barata - Campus IV - drive thru e a pé l Av. José Bonifácio, 1289. Bairro do Guamá.

2 - Ginásio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) - Campus II - vacinação somente a pé l Travessa Perebebuí, esquina com Almirante Barroso.

Texto e fotos: Daniel Leite Jr (Ascom Uepa)