Uepa participa de ciclo de eventos franco-paraenses

Enviado por Ize Sena em Seg, 13/06/2016 - 20:18
Belém recebe nesta semana o ciclo de eventos e seminários franco-paraense com o tema Cooperação, pesquisa científica e as políticas públicas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia. A programação, que é gratuita e ocorre de segunda (13) a sexta-feira (17), foi lançada nesta segunda, no Palácio do Governo, com a presença do governador Simão Jatene, do Embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, e do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho.

A programação é promovida pela Embaixada da França no Brasil com o objetivo de estreitar laços e ampliar as perspectivas de cooperação para o desenvolvimento da região amazônica. Os eventos envolvem diversos pesquisadores da área ambiental e de pesquisa científica, que farão discussões acerca do incentivo à cooperação entre França e Pará, segundo o embaixador Laurent Bili, que veio a Belém para acompanhar as atividades.

“Temos muitos desafios, e eu gostaria que trabalhássemos de forma integrada para a manutenção do meio ambiente. Não com objetivos antagônicos, mas conciliando expectativas e conhecimentos em benefício de um bem comum a todos, e é por isso que estamos promovendo essa série de conversas aqui Amazônia, para que possamos debater e contribuir para a cooperação entre França e o Pará”, disse Laurent Bili.

Simão Jatene chamou a atenção para a necessidade de ir além da criação de mecanismos de comando e controle para proteger as riquezas naturais da Amazônia. Para ele, é fundamental desenvolver uma consciência ampliada sobre o tema. “Não há dúvidas de que os mecanismos de comando e controle foram fundamentais para diminuir o desmatamento na Amazônia, mas não tem chance de mantermos saldos positivos de forma permanente sem criar um novo padrão de relacionamento homem/ natureza que garanta a sobrevivência das relações conquistadas”, avaliou Jatene, que defende não apenas novas formas de produção, mas novas práticas de consumo.

Seminário de Intercâmbio

O Ciclo de Eventos e Seminários Franco-paraense se encerrará com no próximo dia 17 de junho, sexta-feira, às 14h, no auditório da Reitoria da Uepa, com a realização do Seminário de Intercâmbio Científico.  Organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp) em conjunto com a Embaixada da França e apoio da Coordenação de Relações Internacionais da Uepa, o evento é dirigido todos os professores e pesquisadores da Universidade.

O Seminário terá a participação de representantes das instituições de pesquisa francesas. São elas: Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento - Cirad, Centro Nacional de Pesquisa Cientíca - CNRS e Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento - IRD. Na ocasião, serão apresentados os eixos de pesquisa atualmente desenvolvidos na Uepa, e as linhas de pesquisa e oportunidades de financiamento oferecidas pelas instituições francesas.

Para o reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma, a parceria franco-paraense vem alavancar as pesquisas e a produção dos grupos de pesquisa. “A França sempre foi parceira, na área educacional, tecnológica e da saúde, e esse momento vem ampliar esse leque de colaborações, momento no qual estamos em pleno crescimento de mestres e doutores no estado, o que vem alavancar as nossas pesquisas e a produção dos grupos de pesquisa a fim de cada vez mais implantar cursos de pós-graduação e formar profissionais qualificados na nossa região”, declarou.

Conhecimento

Durante a abertura do ciclo de eventos e seminários franco-paraense, a Embaixada da França assinou um protocolo de intenções com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). O documento dá início a uma parceria que visa desenvolver projetos de pesquisa na Amazônia. Além do protocolo de intenções, ainda foi firmada parceria entre as fundações de amparo à pesquisa do Amazonas, Amapá, Maranhão e Pará junto ao Programa de Cooperação Científica e Tecnológica, o Guyamazon, do Institut de Rechercher pour le Développement (IRD).

O programa visa fortalecer a pesquisa e inovação em temáticas científicas que envolvam os desafios do desenvolvimento sustentável nos territórios amazônicos. Segundo o conselheiro da Embaixada da França, Philippe Martineau, o objetivo é estabelecer um trabalho conjunto entre o Pará, a região Norte e a França, para descentralizar as pesquisas feitas no Brasil em parceria com o governo francês. “A entrada da Fapespa oficializa essa nova abertura de caminhos de pesquisa. A partir de agora, temas que influenciem socialmente a sociedade paraense serão desenvolvidos em pesquisas como biodiversidade, desenvolvimento sustentável, agricultura familiar e energia, entre outros”, disse Martineau.

Segundo o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, a parceria com a França dá continuidade a um processo de internacionalização da fundação. “Ano passado fechamos parceria com o Fundo Newton, que é uma iniciativa do governo britânico, e agora, com o governo francês, que objetiva captar recursos internacionais para desenvolver projetos na Amazônia. Sem dúvida, esta ação vai facilitar o intercâmbio de informações. A ida de pesquisadores para a França vai fortalecer uma rede internacional de pesquisa sobre Amazônia”, ressaltou Eduardo Costa.

Texto: Dani Filgueiras, com a colaboração de Lissa de Alexandria - Ascom Fapespa e Ize Sena - Ascom Uepa
Fotos: Antonio Silva/Secom