A primeira reunião ordinária do Conselho Diretor do Hospital Ophir Loyola (HOL) ocorreu no dia 25 de maio. O órgão é composto pelo reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), Juarez Quaresma; pelo diretor geral do HOL, Luiz Cláudio Chaves; e pelos titulares da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Vitor Mateus, e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Sérgio Figueiredo.
Desde 2006, o HOL passou a ser também hospital de ensino através da lei de criação do hospital, vinculado à Uepa, para a prática dos estudantes e desenvolvimento de pesquisa e extensão. O Conselho Diretor tem a finalidade de traçar estratégias e definir as diretrizes básicas das atividades médico-hospitalares; de ensino e pesquisa; e de cooperação com os cursos da área da saúde da Universidade, além de tomar decisões relevantes de caráter corporativo.
“O Conselho Diretor vai facilitar muito o estreitamento das relações com o Hospital Ophir Loyola, uma vez que este é o hospital de ensino da Uepa”, afirmou o reitor Juarez Quaresma. A efetiva implantação do conselho, deve também estreitar o relacionamento entre as entidades, com vistas a firmar parcerias convênios e resolver problemas nos campos de estágio.
Durante a reunião, foi apresentada a estrutura do HOL, as demandas do hospital e as metas de expansão da articulação com o ensino na área da saúde. O próximo passo é o estabelecimento do Conselho Consultivo, no qual a Uepa têm direito a três assentos, que serão ocupados por professores do quadro efetivo da área da saúde, indicados pelo reitor.
Texto: Dayane Baía
Foto: Divulgação