A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu a cerimônia de premiação da Medalha Fernando Guilhon durante a reunião mensal do Conselho Universitário (Consun) nesta quarta-feira, 19 de fevereiro, que condecorou o primeiro colocado no Processo Seletivo (Prosel) 2020.
O estudante do município de Abaetetuba, Manoel Neri Batista Neto, 19 anos, calouro do curso de Medicina foi aprovado com uma pontuação de 879,56 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ocupou a primeira colocação no Prosel 2020. Ele recebeu das mãos do reitor da Uepa, Rubens Cardoso, a medalha Fernando Guilhon concedida ao candidato com melhor desempenho. “O objetivo dessa premiação ao melhor colocado é emular um efeito multiplicador para que outros vestibulandos possam se sentir estimulados”, afirmou Cardoso.
“Eu acredito que para fazer o vestibular é preciso de estratégia com relação aos horários de estudos para que possamos, também, ter autocuidado consigo mesmo para poder não ser prejudicado na saúde ou no dia da prova”, comentou o calouro de Medicina e primeiro lugar no Prosel 2020, Manoel Batista.
O premiado de sta manhã também foi aprovado em outras universidades em função do apoio familiar, que o acompanhou em todas as etapas da preparação e que culminou na aprovação em primeiro lugar geral num total de, aproximadamente, 83 mil inscritos no Prosel 2020. “Me sinto maravilhada, me arrepiei quando o vi receber a medalha, pois passou um filme na minha cabeça com momentos importantes nesse processo que resultou na aprovação maravilhosa em primeiro lugar e que ninguém da nossa família imaginava que seria nessa colocação”, ponderou a mãe do calouro, Leidiane Batista.
O Prosel 2020 recebeu inscritos de todos os 144 municípios do Estado do Pará e a aprovação do abaetetubense Manoel Batista demonstra a importância dos processos de interiorização da Uepa, que não envolve somente a criação de graduações em novos campus no Estado do Pará, mas também o desenvolvimento de projetos de cursinhos populares de forma gratuita para a comunidade paraense.
Sobre a medalha Fernando Guilhon
A premiação foi criada em dezembro de 1991, por meio da Lei Estadual nº 5.704, criada pelo então deputado Nelson Chaves, com o objetivo de reconhecer o estudante melhor classificado no listão do Processo Seletivo (Prosel) em cada ano e, também, homenagear a dedicação com que conduziu o Estado do Pará o ex-governador Fernando Guilhon.
Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Nailana Thiely