Uepa presta homenagens a Nossa Senhora de Nazaré

Enviado por Ize Sena em Sex, 09/10/2015 - 11:41
 
O clima do Círio de Nazaré toma conta de Belém. E na Universidade do Estado do Pará (Uepa) não foi diferente. Nesta sexta-feira (9), várias homenagens foram feitas no Campus II, localizado na travessa Perebebuí esquina com avenida Almirante Barroso, enquanto professores, alunos, servidores e familiares aguardavam a passagem da Imagem Peregrina durante a Romaria Rodoviária.
 
Logo cedo, uma missa foi celebrada pelo capelão da Marinha do Brasil, Antonio Jailson Silva. Vestidas de anjo, crianças conduziram a imagem de Nossa Senhora de Nazaré e idosas do Gran Coral Metropolitano participaram da celebração com cânticos de louvores. O capelão frisou a necessidade de comunicação com a mãe de Jesus. “Maria Mulher Eucarística nos ensina a ser homens e mulheres de comunhão, de comunicação, porque se a gente não se comunicar bem fica um ruído. Hoje é dia de falar com Maria, pois o Círio ocorre dentro de cada um de nós. É uma renovação”, afirmou o celebrante durante a homilia.
 
 
Em seguida, fogos e aplausos saudaram a Rainha da Amazônia. A emoção tomou conta de todos quando o carro que conduzia a imagem parou bem em frente ao Campus II. "Eu vivo o círio de Nazaré todos os dias do ano, realizo trabalhos comunitários e missionários, e esse momento é a culminância dessas atividades. Fico muito emocionada, a padroeira dos paraenses já me proporcionou muitas bênçãos, por meio de interseções junto a Jesus", destaca a servidora do centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Elizabeth Vilhena.
 
O reitor, Juarez Quaresma, também desejou Feliz Círio a todos. “No próximo domingo (11) estaremos reunidos em família pela passagem de mais um Círio de Nazaré. Acima de tudo o Círio é um patrimônio imaterial do nosso povo, da nossa gente, e como um paraense legítimo, venho desejar a cada um de vocês e a todos que a passagem por este domingo tão especial possa ocorrer no verdadeiro espírito cristão”.
 
A programação encerrou com atividades socioculturais e o tradicional almoço do Círio.
 
 
Atendimento aos Romeiros
 
A Uepa também é um dos pontos de atendimentos aos romeiros que se deslocam de diversos municípios do interior até o Santuário de Nazaré. Participam dessa iniciativa alunos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, realizando medidas paliativas de saúde, entre elas, aferição de pressão arterial e curativos simples. Os atendimentos ocorrem no Campus II, até às 17h desta sexta-feira (9). Os casos mais graves são encaminhados aos hospitais e unidades de saúde pública. 
 
"Muitos conflitos e problemas de saúde estavam acontecendo com pessoas da minha família, pedi que nossa senhora olhasse por nós e intercedesse nesse momento difícil, e graças a Maria recebi as bênçãos. E hoje estou aqui, pagando minha promessa. Hoje, não importa a distância e nem o cansaço, hoje só sinto emoção e fé", afirma Júnior Souza, que recebeu atendimento no posto montado pela Uepa.
 
Texto: Ize Sena e Miguel Alves
Foto: Bianca Almeida e Miguel Alves/Ascom-Uepa