Uepa promove curso para capacitar batedores de açaí

Enviado por Anônimo (não verificado) em Seg, 30/10/2017 - 16:35
Entre 30 de outubro a 1 de novembro, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) promove o curso Açaí Versus qualidade: Práticas higiênicas na manipulação do açaí comercializado no município de Castanhal. A ação, voltada para os batedores de açaí, será realizada de 14h as 17h. O projeto é gratuito e está vinculado à Pro-Reitoria de Extensão (Proex), por meio do Programa Campus Avançado.
 
O objetivo principal da atividade é incentivar a adoção de boas práticas na manipulação e produção do açaí.  Durante o curso, as pessoas responsáveis pelo manuseio e processamento do fruto vão aprender questões acerca das adequações estruturais e da qualidade da água utilizada na obtenção do alimento. Além disso, também serão abordados os cuidados com o tratamento da matéria prima e a limpeza dos locais de processamento.
 
Os estabelecimentos que processam o fruto, conhecidos popularmente como “batedeiras de açaí”, apresentam na maioria das vezes infraestrutura inadequada, água de qualidade duvidosa e tratamento improvisado da matéria prima. Do outro lado ocorre o mesmo, pois os manipuladores desse produto frequentemente não aplicam normas de higiene e sanidade durante o processamento do fruto. Os cuidados são necessários para reduzir a carga microbiana e o risco da contaminação por via oral da Doença de Chagas.
 
O conhecimento e a aplicação de normas básicas de higiene no fruto são de suma importância para diminuição do risco de contaminações, afirma a coordenadora do projeto Josyane Brasil. “Os cursos de capacitação dos profissionais que cuidam do processamento do açaí devem ser frequentes para que se crie uma consciência da importância da higienização do fruto. Além disso, é nessas ocasiões que reforçamos os cuidados que eles devem ter com os riscos de contaminação pelo besouro barbeiro”, explica a docente. 
 
Serviço: 
- Data: 30 de outubro a 1 de novembro;
- Local: Sala 17, do campus da Uepa em Castanhal;
- Horário: 14h as 17h;
- Inscrições: Gratuitas.
 
Texto: Marcus Passos
Foto: Nailana Thiely