Ainda em setembro, cerca de 120 acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Medicina, Terapia Ocupacional e Educação Física passaram por treinamento com a Cruz Vermelha. Eles se qualificaram para prestarem atendimento aos peregrinos que chegam a capital paraense nos dias anteriores à grande procissão de domingo, 9 de outubro. Os alunos foram orientados na realização de procedimentos adequados para a troca de bandagem, curativos, massagem relaxante, suporte básico de vida e transporte de pacientes.
JOIAS DE NAZARÉ
Com o projeto "Rainha Régia", o acadêmico de Design da Uepa, Lucas Alves da Costa, conquistou o primeiro lugar no concurso que elege a imagem para compor a capa do convite da 13ª edição da exposição Joias de Nazaré. O evento é a maior e mais tradicional mostra temática do Polo Joalheiro do Pará, sediado no Espaço São José Liberto. A peça de Lucas foi escolhida dentre 24 projetos de 13 designers, sendo cinco deles estudantes do curso de Design da Uepa. A forma e cores da joia vencedora foram inspiradas em Nossa Senhora de Nazaré e a relação com a natureza amazônica. A criação de Lucas Costa faz referência ainda ao título pelo qual a padroeira dos paraenses também é conhecida: Rainha da Amazônia. A peça estará em exposição na Joias de Nazaré.
Fares Farage conquistou o segundo e o terceiro lugar do concurso, respectivamente, com os projetos "Súplica à Mãe" e “Luz da Berlinda”. Ele também é acadêmico da Uepa. As peças estarão em exposição e poderão ser adquiridas.
Os projetos de joias vencedores estavam inscritos no Workshop Joias de Nazaré 2016, que teve como tema “Orações e Cânticos à Maria de Nazaré”, realizado entre os meses de junho e julho deste ano. As joias foram pensadas durante o workshop, que conta, desde a primeira edição da exposição, com a consultoria de Rosângela Gouvêa Pinto, designer de joias e professora da Uepa. A exposição é aberta ao público e segue até o dia 29 de outubro.
CÍRIO DE TODOS OS TIMBRES
Uma das atividades culturais promovidas pela Universidade durante o período nazareno é o tradicional Círio de Todos os Timbres. A programação consiste na apresentação do Madrigal da Uepa, corais, grupos musicais e bandas em pontos históricos da cidade.
A abertura do Círio de Todos os Timbres ocorrerá hoje (5), no Coliseu de Artes do Espaço São José Liberto. Confira abaixo a programação completa:
05/10 às 18h - Arte Cultura Popular: Concerto Popular - Apresentação de corais, grupos musicais da Juventude das Paróquias e Bandas. E também exposições, poesias, danças e fotografias. Local: Espaço São José Liberto - Coliseu das Artes;
07/10 às 10h - Apresentações artísticas e culturais na programação cultural na passagem de N. S. de Nazaré no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Uepa, com o Grupo Musical do Nac;
08/10 às 7h - Saudação a Virgem de Nazaré em sua trilha para Icoaraci, no Centro de Ciências e Planetário do Pará.
13/10 às 18h - Encontro de Corais - Museu de Arte Sacra/Igreja St. Alexandre;
18/10 às 19h - Recital Duo: Dione Colares & Paulo José Campos Melo - Catedral Metropolitana de Belém;
20/10 às 18h - Apresentação do concerto “Solo Canto para Maria” - Espaço São José Liberto.
Texto: Ascom/Uepa
Foto: Bianca Almeida