Uepa propõe debate sobre interculturalidade entre Brasil e Japão

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 24/04/2015 - 09:45

Todo o material reproduzido durante o Seminário irá compor um livro posteriormente divulgado no site do evento. O objetivo é disponibilizar o conteúdo como base de estudo para aqueles que têm interesse pelo assunto

 

Sustentar uma opinião baseada em argumentos críticos e fortes é necessário para mostrar o posicionamento sobre determinados assuntos. O I Seminário Utopia/Distopia: Literatura, Música, filme, animação, gibi e game – Narrativas e Identidades promovido pelo Grupo de Pesquisa Linguística, Educação e Literatura da Universidade do Estado do Pará (Uepa) tem como intuito abordar as características contemporâneas das propagandas, confecções de roupas, desfiles de moda, dentre aspectos da chamada pós-modernidade. A proposta é que se possa analisá-los com criticidade e agregar conhecimento sobre os produtos consumidos atualmente. O evento iniciou nesta terça-feira, dia 20, no Auditório Paulo Freire no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Uepa.

A mesa de abertura teve como tema Utopia/Distopia Na Educação E Na Música Produção de sentidos pelo sujeitocomposta pelos professores Sergio Darwich e Josenete Lago que discorreram acerca da Construção de Identidades e Feminismo Negro, respectivamente. Houve, ainda no primeiro dia, palestras, exibição de vídeos de desfiles de modas, propagandas de televisão e leitura de obras literárias, além da exibição de músicas brasileiras que serão analisadas e discutidas a partir do contexto ao qual se referem.

“O seminário visa expandir para as interculturalidades. São as várias culturas como a utopia enquanto filosofia que vê a planificação das diferenças sociais, conciliação de posicionamentos políticos e respeito à individualidade. Ele aparece nas produções culturais em diversos povos” ressaltou a coordenadora do evento, professora Sandra Mina Takakura.

Instigada a conhecer a estrutura da Universidade e os eventos acadêmicos ocorridos na instituição, a caloura de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa, Jéssica Araújo, participou do evento por gostar da temática abordada. “Fiquei sabendo do seminário pela página do Facebook da Universidade. Como eu sou caloura queria conhecer mais e como o tema refere-se à parte de letras. Me interesso muito por literatura e música. Vai me instigar a ver mais a cultura não só do Brasil, mas a japonesa também”, afirmou a aluna.

Bruna Sousa, acadêmica de jornalismo da Faculdade do Pará (FAP), também participou deste momento de socialização e troca de experiências. O gosto pela leitura e a abordagem de temas como gibis, mangás e literatura aproximou a estudante do evento. “A gente que estuda jornalismo tem que conhecer e saber um pouco de tudo. Gosto de ler livros e é importante participar de eventos como esse. Tenho muito interesse pelas questões musicais que serão abordadas aqui”, informou Bruna.


O Seminário continua durante os dias até o dia 23 deste mês. Confira a programação no site: http://udystopia.blogspot.com.br/.

Texto: Yêda Sousa
Edição: Janine Bargas

Foto: Bianca Almeida