Uepa realiza Aula Magna da primeira turma de Fonoaudiologia

Enviado por Daniel Leite em Qui, 12/08/2021 - 13:45

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou nesta quarta-feira, 12, no auditório da Unidade de Ensino e Assistência em Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Ueafto), a Aula Magna para os discentes do recém-criado curso de Fonoaudiologia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS).

O evento, em formato híbrido, contou com a participação do reitor da Uepa, Clay Chagas, e da vice-reitora, Ilma Pastana, além do coordenador do curso de Fonoaudiologia, Manoel Gionovaldo Lourenço; do diretor do CCBS, Emanuel Sousa; da representante discente, Viviane Correia; e da coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação (CER III), Ana Irene de Oliveira, em formato virtual.

Segundo o reitor da Uepa, a criação do curso de Fonoaudiologia foi uma vitória institucional e também do Estado do Pará. “Uma conquista da Uepa é também uma conquista do povo paraense. Então agradeço aos discentes que aceitaram o desafio de fazerem parte da primeira turma do curso”, afirmou Clay Chagas.

A vice-reitora e enfermeira, Ilma Pastana, ressaltou a importância de ter o curso no CCBS e a possibilidade de os alunos atuarem nos projetos acadêmicos, de extensão e nos serviços do Centro. “Hoje, os discentes dão o primeiro passo nas suas futuras carreiras e é um caminho que será feito de mãos dadas com a Uepa, que irá disponibilizar espaços por meio da extensão e dos programas de assistência à saúde da Ueafto e do CER III para que os alunos possam atuar”, disse.

Recepção dos alunos

Para o diretor do CCBS, Emanuel Sousa, a Aula Magna foi um momento de apresentação do Centro e de boas vindas para os alunos. “Hoje estamos recebendo os discentes da primeira turma da história do curso e por causa disso, a Aula Magna se transformou em um momento de acolhida e apresentação da instituição”, falou.

A programação contou com presença virtual da professora Leila Nagib, do curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A docente falou sobre a importância de haver um curso em Instituição de Ensino Superior (IES) pública no Norte do país.

Segundo o coordenador do curso de Fonoaudiologia da Uepa, Manoel Gionovaldo Lourenço, a criação do curso foi um processo de anos de planejamento e é feito em prol da área da saúde no Pará. “Acredito que ter criado o curso na Uepa irá possibilitar que a comunidade paraense possa ter mais profissionais capacitados na área e assim melhorar cada vez mais os serviços de fonoaudiologia ofertados no Estado”, comentou.

Para a discente do primeiro semestre de Fonoaudiologia, Maria Clara Martins, a conquista do curso pela Uepa e da vaga na primeira turma, por meio do vestibular, é uma vitória. “Agradeço a todos que compõem o curso, a coordenação, os professores e pessoal do administrativo, pois estão todos nos acolhendo e orientando muito bem e para mim, que há alguns dias venho no Centro para ver a movimentação e conhecer o espaço, já estou me sentindo parte da casa, é um grande privilégio estar onde estou”, ponderou.

Texto e fotos: Daniel Leite (Ascom Uepa)