Em sintonia com a campanha de Incentivo à Leitura, promovida pelo Governo do Estado, a Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Castanhal, está desenvolvendo uma ação destinada à arrecadação de livros para a produção de um acervo literário. A atitude partiu dos servidores da biblioteca do campus como forma de ajudar os alunos do Cursinho Solidário.
A campanha mobilizou diversos funcionários e estudantes da Instituição a doarem livros novos ou usados para compor o acervo. A ideia era colaborar de alguma maneira para o aprendizado e o auxílio educacional dos 50 alunos do Ensino Médio que participam das aulas oferecidas pelo projeto de pré-vestibular.
Implantado em 2014, o Cursinho Solidário realiza as atividades dentro das dependências do Campus XX, ofertando aula de Física, Química, Biologia, Matemática, Português, Redação, Literatura e História. Jhon Moraes, um dos coordenadores da iniciativa, afirma que essa ação irá ajudar durante a execução das aulas. “Essa atitude vai complementar o conteúdo programático. Vamos utilizar alguns desses livros em salas e outros servirão para uso individual dos alunos”, diz Moraes.
Na tentativa de somar esforços à ação, a Imprensa Oficial do Estado (IOE), por meio do projeto Livro Solidário, doou aproximadamente 400 livros didáticos e de literatura para a biblioteca. O material doado possibilitará aumentar o acervo da instituição e contribuirá durante as aulas dos estudantes.
A bibliotecária do Campus, Aline Barbosa, explica que a campanha é uma ação contínua que culminará com a realização de um concurso de redação, visando premiar quem mais ler livros durante o ano. “Todos vêm contribuindo de alguma forma com a causa. Com isso, esperamos que os alunos consigam melhorar a leitura e obtenham a tão sonhada aprovação”, enfatiza.
O compromisso dos servidores da biblioteca com o apoio à leitura também contribuiu para a implantação de uma sala de leitura na escola Portal do Conhecimento, em Castanhal. Por meio de um apelo feito por alguns alunos da instituição junto ao Campus, a Uepa conseguiu mobilizar a comunidade acadêmica para a arrecadação de 50 livros. O acervo adquirido já foi doado para o colégio de educação infantil.
Texto: Marcus Passos
Foto: Ronaldo Quadros