Na manhã desta quinta-feira, 1 de outubro, foi realizada no auditório do Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT), o Campus V da Universidade do Estado do Pará (Uepa), a cerimônia de posse de 42 candidatos aprovados no concurso público para cargo efetivo com lotação em Belém. O evento contou com um acolhimento e apresentação da missão institucional da Universidade pela gestão superior da Uepa. Ao total, a Uepa recebe 116 novos servidores, aprovados no concurso público para os níveis médio e técnico superior.
Para o reitor da Uepa, Rubens Cardoso, a posse dos novos servidores é um momento ímpar para a Instituição, assim como, é um momento de renovação. “O ingresso de novos servidores em qualquer instituição pública é sempre uma oportunidade de oxigenação no quadro, uma oportunidade do ingresso de novas ideias, uma oportunidade que traz novas demandas e uma oportunidade, também, de trazer para o quadro da instituição, pessoas que já tenham um olhar sobre a instituição, às vezes um olhar crítico sobre desempenho institucional e que podem, realmente, ajudar internamente, a rever procedimentos e reangular fatos para auxiliar a instituição a se posicionar da melhor maneira que esse servidor puder fazer, portanto, nós trabalhamos com formação de capital humano, de construção de sujeitos, sendo assim, ter servidores efetivos significa um sentimento de pertencimento maior nessa jornada”, afirmou.
Os aprovados que tomaram posse serão distribuídos nos 21 campi da Instituição, localizados em 17 municípios do Estado. Um dos novos servidores é a Dimitra Castelo Branco, de 29 anos. Ela ansiava por escutar seu nome para realizar o sonho de trabalhar no âmbito da educação de nível superior. “Eu sempre quis trabalhar na Universidade, sempre quis estar nesse ambiente que eu já tenho uma familiaridade, assim como, também, na área da gestão. Então, eu sempre quis prestar concurso para essa área. Portanto, quero seguir me dedicando para crescer cada vez mais e poder contribuir com a sociedade, pois acho que é uma forma de retorno pra todo investimento feito na gente”, comentou a nova agente administrativa da Uepa.
Outro aprovado que compareceu para posse foi o servidor Waldecir Pinheiro. Para ele é um momento especial, pois já trabalhava na Uepa há mais de uma década em cargo de nível médio. Porém, agora, entrará para o quadro de servidores de nível superior. “Eu sou servidor da Uepa desde o ano de 2005, mais precisamente a partir do mês de março, e agora veio essa oportunidade do concurso público para nível superior que eu consegui passar, graças a Deus, além de que para mim a vitória é dupla, porque a aprovação é para um órgão que eu gosto, então não tem coisa melhor”, disse o novo administrador da Uepa.
A cerimônia teve transmissão simultânea para todos os campi da Universidade, via ambiente digital. Os servidores que tomaram posse hoje devem se apresentar nesta sexta-feira, 2 de outubro, na Uepa, para o início das atividades laborais.
Texto: Daniel Leite Jr
Foto: Nailana Thiely