Uepa realiza etapa II do Fórum das Licenciaturas

Enviado por Dayane Baía em Qua, 21/06/2017 - 13:18

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) promoveu durante a manhã de hoje, 21, a etapa II do Fórum de Licenciaturas, no auditório Paulo Freire do Centro de Ciências Sociais (CCSE), em Belém. O tema debatido foi “As novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN´s) do MEC e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) do Ensino Médio e seus impactos nos cursos de licenciaturas da Uepa”. O evento foi organizado pela Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e envolveu coordenadores, professores, assessores e alunos de diversos cursos de licenciaturas da instituição.

“A etapa II faz parte de uma agenda de fóruns de licenciatura que a Prograd está promovendo, através de um espaço de reflexão e de contribuições onde nós discutimos sobre a base nacional curricular comum que tem sido colocada pelo governo federal, sobre a reforma do ensino médio e como vai impactar diretamente nas licenciaturas e com a relação na educação básica” afirmou Lana Claudia Macedo, Diretora de Desenvolvimento da Prograd.

Durante a manhã houve a palestra ministrada pelo doutor Luiz Araújo, da Universidade de Brasília (UNB), falando sobre Políticas Públicas e a valorização docente à luz do financiamento para a qualificação e formação. “O cenário atual dos professores é muito complicado, cerca de 23% dos profissionais que trabalham na área da educação necessitam de uma formação melhor, então essa discussão é importante pra mostrar o contexto que eles estão e de que forma podemos contribuir para melhorar a situação” explicou o professor.

As atividades retornaram durante a tarde, com mesas redondas e debates com professores da Universidade, que discutiram a respeito dos desafios e possibilidades na formação docente a partir dos itinerários da BNCC. A palestra de encerramento foi ministrada pela doutora Josenilda Maria Maués da Silva do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão de Escola Básica (PPEB) da Universidade Federal do Pará (UFPA) com o tema A Base Nacional Comum Curricular e os desafios para a educação brasileira.

A programação foi transmitida por videoconferência através do site da Prograd.

Texto: Rachel Oliveira

Fotos: Nailana Thiely