Uepa realiza final do III Festival de Música

Enviado por Ize Sena em Qui, 14/04/2016 - 11:40
Das composições originais apresentadas na semifinal do III Festival de Música Popular da Universidade do Estado do Pará (Femuepa), realizada na noite de ontem (13), 12 foram classificadas para a final, que ocorre na noite desta quinta-feira, 14 de abril, a partir das 18h, no Auditório Paulo Freire, do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na travessa Djalma Dutra, s/n, Telégrafo. A entrada é franca.

Ontem, o primeiro da noite a se apresentar foi Roni Sales Neves com a canção intitulada Minha Flor. Como uma declaração apaixonante, a música retratou a busca por quem se ama. Em seguida, Fábio Fonseca cantou duas músicas, Amor Eterno e Amar Você. Segundo o músico, a primeira canção foi especial por ser uma dedicatória ao filho. O candidato Plínio Maziero Junior optou em homenagear os 400 anos de Belém, ao destacar os pontos turísticos da capital e as características da cidade e do povo. Com a música Mal Nenhum Não Há, o candidato Marco Antonio Vieira de Souza e a banda levantaram o público com um samba afro religioso.

O músico Pedro Viana, 40 anos, interpretou a composição de autoria de Eduardo Neves, chamada Contra Veneno. Pedro conta ter participado da primeira edição do Festival, quando foi chamado por Eduardo Neves para interpretar uma das composições. O convite veio e ele decidiu aceitar mais uma vez o desafio. “Ele me chamou de novo para interpretar. E essa música fala das contradições do amor. Acredito que as pessoas vão se identificar”, enfatiza Pedro.

A acadêmica do 5º semestre de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa da Uepa, Luana Mesquita, 20 anos, tinha em mãos o CD de Jorge Andrade, um dos últimos a se apresentar no Festival. Ela e as amigas de sala foram conferir a programação e torcer pelo músico. “Ele consegue unir poesia e música. A gente conversava muito sobre isso e as composições dele são poemas cantados. Estou torcendo por ele”, diz ela.

Seis jurados avaliaram as apresentações. Foram eles: Amilcar Pimenta Gomes, professor do Instituto Carlos Gomes e regente da Banda Sinfônica do Conservatório Carlos Gomes; Livia Negrão, professora da Uepa, mestra e doutora em Antropologia; Alcir Guimarães, músico consagrado nacionalmente e professor universitário; Ana Maria de Castro Souza, mestra e doutora em Educação Musical e regente do Madrigal da Uepa; Paulo José Campos de Melo, superintendente do Carlos Gomes e pianista de renome internacional; e Ziza Padilha, vencedor dos três últimos Festivais de Música Popular Paraense, e professor de Tecnologia Aplicada a Música.

Os jurados avaliaram todo o conjunto das apresentações, desde a letra das composições, interpretações, e a afinidade da banda com o cantor. “A letra tem que está de acordo com a música. Avaliamos o cuidado de compor com a forma. Se o cantor está afinado, se a banda está afinada. A interpretação também é importante”, ressalta Ziza Padilha.

O Femuepa é idealizado pelo Núcleo de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Extensão (NAC/Proex). Para a coordenadora do NAC, Ana Telma Sousa, há necessidade de programações que incentivem a cultura. “Há carência de festivais de música. A Universidade faz um elo com a sociedade, a arte, que é fundamental para fundir esse processo educacional e cultural”, destaca.

No Femuepa houve 45 inscritos, que enviaram letra e composição musical originais, avaliadas por uma comissão interna.  Vinte e quatro composições foram selecionadas e concorreram ontem. Hoje os jurados avaliarão a partir de critérios técnicos e artísticos. O gênero das canções é variado e passa por rock, MPB e misturas de música popular com ritmos regionais. O objetivo do Festival é incentivar a produção artística autoral em âmbito local, dando oportunidade aos compositores e intérpretes oriundos não só da Instituição, mas da comunidade em geral.

Os prêmios serão: um teclado, para o primeiro lugar; um violão elétrico, para o segundo e uma câmera fotográfica, para o terceiro. Todos os premiados terão a música gravada em estúdio e receberão certificado da Uepa. Os premiados com título de Melhor Intérprete e de Melhor Arranjo receberão uma premiação e certificação da Universidade.

III Festival de Música da Uepa - Final
Data/Local do evento: 14 de abril de 2016, às 18h, Auditório Paulo Freire, Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), na travessa Djalma Dutra, s/n, Telégrafo;
*A passagem de som aos finalistas será às 16h.

Texto: Renata Paes
Foto: Carlos Sodré