Uepa realiza homenagem ao professor Miguel Saraty

Enviado por Daniel Leite em Seg, 05/08/2019 - 13:22
Hoje, 5 de agosto, ocorreu no auditório de Dermatologia da Universidade do Estado do Pará (Uepa), uma homenagem ao professor Miguel Saraty, que faleceu recentemente. Na celebração, organizada pelo corpo docente, houve a apresentação da placa que será colocada no Serviço de Dermatologia. O espaço passará a ter o nome do profissional que se dedicou ao ensino e à pesquisa na Instituição.

Graduado em Medicina pela Uepa, em 1998, e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Doenças Tropicais da Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2008, Saraty era professor no Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa) e na Uepa, além de médico do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), há mais de uma década. Aos 44 anos, também foi diretor presidente do Hospital de Clínicas Gaspar Viana (HCGV).

A programação contou com uma celabração realizada pelo diácono Antonio Garcia que saudou a imagem do professor e proferiu palavras que acalentaram o público formado por amigos, familiares e colegas de trabalho e de vida, que lotaram o auditório. O duo Ministério da Música também cantou em homenagem ao médico Miguel Saraty. "O destino é caprichoso e nesse contínuo entre o nascer e o morrer há pessoas que existem para pontilhar o amor por onde passam, e o evento se configura como uma homenagem em reconhecimento a toda trajetória de vida e por tudo que ele fez pelas instituições por onde passaou", comentou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.

"Meu irmão costumava dizer que nasceu predestinado a ser médico dermatologista, pois nasceu no Dia da Dermatologia (5 de fevereiro) e isso estimulava ele a ser o melhor profissional possível, além de se estender pela vida dele toda", afirmou a irmã e, também, servidora da Uepa, Gisele Saraty de Oliveira, que por meio da sua fala comoveu as pessoas e relembrou em cada um a vivência ao lado do profissional dentro da Universidade.

O professor Miguel Saraty deixa um legado significativo entre a trajetória acadêmica e profissional, como declarou a coordenadora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), professora Vera Palácios. "Tem pessoas que em pouco tempo conseguem deixar a sua marca e se engajar na sua atuação como ser humano e Miguel foi uma dessas pessoas que atravessou a vida, a Uepa e a todos que puderam conviver com ele".

Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Nailana Thiely