Uepa realiza jornada em comemoração ao dia do Surdo

Enviado por Anônimo (não verificado) em Sex, 02/10/2015 - 18:39

Palestras e apresentações fazem parte da programação gratuita. Interessados devem se inscrever por e-mail ou no dia do evento

 

O curso de Letras Libras da Universidade do Estado do Pará (Uepa) realiza, dia 5 de outubro, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), a l Jornada Comemorativa ao Dia do Surdo com o tema: Educação, cultura e política inclusiva; acesso e permanência no ensino básico e superior. O objetivo do evento é celebrar as conquistas pela comunidade surda.

O Dia do Surdo é comemorado no Brasil em 26 de setembro. Há dois anos, a data foi criada pela Lei nº 11.796/2008, como forma de reflexão sobre a inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade brasileira e questionar se elas estão tendo seus direitos respeitados.

A professora do curso de Libras da Uepa, Rita Bentes, ressalta que esse é um momento para comemorar as conquistas da comunidade surda no Estado do Pará. “O evento visa comemorar as lutas e a valorização da língua de sinais no Estado e conta a presença de profissionais influentes na área”, diz ela.

Palestras sobre a associação dos surdos e a importância para a comunidade surda; Métodos de ensino e as problemáticas que envolvem o aprendizado da língua portuguesa como segunda língua para surdos fazem parte da programação. Além disso, estão previstas apresentações do grupo teatral Palhaços Surdos e do Coral de Surdos Mãos que Cantam.

Os interessados em participar do evento podem se inscrever no dia da programação ou pelo e-mail uepalibras@gmail.com.

Barcarena

No sábado, 26 de setembro, a Uepa em Barcarena  realizou um Encontro em comemoração ao Dia do Surdo. A oficina de Libras foi ministrada pela professora Margareth Alves dos Santos e alunos de Licenciatura em Ciências Naturais – Biologia. Temas como Língua, Educação, Trabalho e Surdez e  Professores do Ensino Regular: discussões e demandas na formação profissional para atender a inclusão de alunos surdos estiveram em debate. 

 

Texto: Alberto Dergan

Foto: Renata Pinto/Ascom-Uepa