Uepa realiza oficina de capacitação na área da saúde

Enviado por Fernanda Martins em Seg, 20/03/2017 - 08:58

A Universidade do Estado do Pará (Uepa), por meio do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), realiza nos dias 20 e 21 de março o curso “Metodologias Ativas do Aprendizado”, voltado aos profissionais da área da saúde dos campi da capital e interior do estado.

A formação, ministrada pelo professor doutor Juarez Quaresma, poderá ser acompanhada por meio de videoconferência nos auditórios da Uepa em Conceição do Araguaia, Marabá, Santarém, Tucuruí e Altamira. Para os alunos da capital, o curso está programado para ocorrer no espaço do Telessaúde/CCBS, das 18h às 21h.

A oficina de capacitação tem como objetivo disseminar as atuais metodologias e técnicas pedagógicas aplicadas na grade curricular dos cursos da saúde. “Essa nova aprendizagem está centrada no aluno e o professor é apenas o facilitador do conteúdo. Ou seja, é o próprio aluno que busca o conhecimento e aprofundamento dos conteúdos. Isso possibilita tornar as aulas mais dinâmicas, diferentemente da metodologia passada”, explica a professora de enfermagem Cleide Paracampos.

O encontro faz parte das ações desenvolvidas pelos projetos Programa de Reorientação Profissional em Saúde (Pro Saúde III) e Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet Saúde/GraduaSUS). A iniciativa tem apoio do Ministério da Saúde e Sistema Único de Saúde (SUS).

O PRO Saúde iniciou as atividades em 2007 e visa incentivar o processo de formação, geração de conhecimento e prestação de serviços à população. Ele está centrado no tripé Ensino-Serviço-Comunidade, cuja proposta é fomentar maiores oportunidades de aprendizagem aos alunos.

Discutir a adequação dos projetos pedagógicos no atendimento às demandas de saúde da região paraense é um dos principais objetivos do PET-Saúde/GraduaSUS. A proposta do Programa é integrar o ensino, o serviço e a comunidade. Além de envolver multi e interdisciplinarmente os membros do Serviço Único de Saúde e das universidades.

O curso “Metodologias Ativas do Aprendizado” será o primeiro evento ofertado pelos projetos. A professora Cristina Burlamaqui adianta que a ideia é ofertar aproximadamente 17 cursos e oficinas ao longo do ano de 2017.

 

Texto: Marcus passos

Foto: Nailana Thiely