Sempre que o mês do Círio se aproxima, o povo paraense entra em clima de devoção. Neste ano, em função da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) preparou uma breve celebração para receber a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, na manhã desta terça-feira, 22 de setembro, no Hall da Reitoria da Instituição, respeitando os protocolos de segurança.
A imagem peregrina foi recebida com pétalas de rosas e fogos. A programação também contou com uma apresentação musical com a participação do servidor da Coordenação de Transporte (Cotrans) da Uepa, Wanderson Santos, e do convidado, Thiago Souza. A visita às instituições públicas do Estado do Pará faz parte do calendário das comemorações em homenagem ao período do Círio de Nazaré.
A celebração foi conduzida pelo diácono Manoel Paes, vinculado à Arquidiocese de Belém. Ele pediu benções para todas as pessoas envolvidas com o ensino no território paraense e falou sobre a necessidade de união em prol da vida. “Agora não vivemos sobre a égide da crença, mas sim da fé, onde devemos dar respostas ao Deus que se revela dentro de todos nós e se fez verbo no seio da Virgem de Nazaré”, afirmou.
A passagem da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi prestigiada por discentes, docentes e servidores, que se reuniram no Hall da Reitoria da Uepa para assistir a celebração e receber a benção da Santa. “Nesse momento de pandemia é importante criarmos um olhar de união entre ciência e a fé, com o intuito de estimularmos a valorização das mesmas como recursos que podem nos oferecer esperança dentro dessa luta que estamos atravessando, sendo assim, é Círio mais uma vez", comentou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.
O gestor também apresentou ao público um pouco da atuação da Universidade durante a pandemia, revelando o papel social da Instituição. "A Uepa tem agido na linha de frente do combate ao novo coronavírus, como observado na ação da Universidade junto ao Governo do Estado do Pará, no âmbito da pesquisa epidemiológica que está na sua terceira fase, com o intuito de oferecer resultados que orientem o desenvolvimento de políticas públicas mais assertivas, sendo assim é válido reconhecermos o papel da missão da Uepa à favor da sociedade paraense, portanto vamos pedir força e perseverança para nossa padroeira, pois é Círio outra vez”, comentou o reitor da Uepa, Rubens Cardoso.
“Eu frequento há, pelo menos, 20 anos a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, pois todos os anos recebo o convite para participar. Eu moro na casa aqui na frente da Universidade e este ano, em especial, eu vim pedir a benção da nossa padroeira para ajudar meu filho que está atravessando um problema crônico de saúde. Por isso vim na Uepa para celebrar esse momento de devoção junto”, disse a aposentada de 85 anos, Maria Cunha.
A visita foi transmitida ao vivo e está disponível no perfil da Uepa no Instagram.
Texto: Daniel Leite Jr
Fotos: Nailana Thiely