Uepa recebe comenda da Alepa em alusão ao Dia do Engenheiro Agrônomo

Enviado por Letícia Aleixo em Sex, 25/10/2019 - 13:47

O reitor da Universidade do Estado do Pará (Uepa), professor Rubens Cardoso, foi homenageado na Sessão Solene em alusão ao Dia do Engenheiro Agrônomo. O pró-reitor de Planejamento e Gestão da Uepa, Carlos José Capela, recebeu a comenda em nome do reitor e foi convidado para integrar a mesa da Sessão junto com os representantes das outras Instituições.

A Sessão Solene ocorreu na última quinta-feira, 24, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa). Na ocasião, o deputado estadual Eraldo Pimenta coordenou a entrega das comendas aos profissionais.

“Estou representando o professor Rubens Cardoso, engenheiro agrônomo, que com certeza contribuiu bastante para esse crescimento e desenvolvimento regional sustentável na região amazônica. Realmente é um merecimento ele receber essa comenda e eu mais satisfeito ainda em poder representar o reitor”, explicou o professor Capela.

Além do reitor, outros dois professores da Uepa também foram homenageados: a coordenadora do campus de Salvaterra, Carmelita Ribeiro, e o Diretor de Desenvolvimento a Pós-Graduação, Seidel Santos.

“Estou muito feliz e me sinto muito honrada em representar essa classe. Eu, por exemplo, que moro em Salvaterra e coordeno o campus da Uepa, me sinto honrada, porque justamente a gente já trabalha nessa área da agropecuária há muito tempo e desenvolvemos várias pesquisas, trabalho e extensão e o próprio ensino que levamos para o campus  está relacionado com a minha profissão, que é ser Engenheira Agrônoma”, disse a professora.

Para Seidel Santos, receber essa comenda é motivo de muito orgulho e felicidade. “Temos um trabalho que não é de hoje em Marabá, que desde 2009 atuamos com o assunto agrário, temos história na região. É um reconhecimento aos profissionais que se destacam”, explicou professor Seidel.

O deputado, Eraldo Pimenta, ressaltou a importância dos profissionais que contribuíram para o desenvolvimento econômico, social, produtivo, tecnológico e ambiental do Estado. “Eles são de fundamental importância para o mundo inteiro. E é por esse motivo que resolvemos fazer essa homenagem e que isso vire tradição e que entre no calendário do Estado definitivamente. Eu acredito que no futuro o que vai valer mesmo é quem produz, quem trabalha na terra, é quem realmente cria a forma e o sustento”, contou o deputado.

O Dia do Engenheiro Agrônomo é comemorado em 12 de outubro, data que foi regulamentada a profissão no Brasil no ano de 1933, que aconteceu através do decreto de lei nº 23.196. Ao total foram entregues cerca de 150 comendas.

Texto: Letícia Aleixo
Foto: Marcello Sarmento